Rede Nacional do Património Cultural Imaterial

A Rede Nacional do Património Cultural Imaterial, cuja criação foi ontem anunciada, conta já com 17 membros. A RNPCI funciona como uma plataforma informal de partilha de conhecimento, experiências e boas práticas, visando a salvaguarda do PCI.

Foi implementada a Rede Nacional do Património Cultural Imaterial que conta já com 17 membros. São membros convidados e já efetivos da Rede, representantes de entidades proponentes de manifestações inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, das Direções Regionais de Cultura e de entidades acreditadas pela UNESCO que desenvolvem trabalho em torno deste património.

O anúncio foi feito durante o Encontro “PORTUGAL IMATERIAL: Convenção UNESCO 2003-2023”, que decorreu em Évora, sendo a Direção Regional de Cultura do Norte um dos parceiros aderentes.

A nova Rede está agora aberta à inscrição de todos os interessados, sejam organismos, associações e outras entidades que promovam a salvaguarda e valorização do Património Cultural Imaterial, representantes de comunidades, grupos e indivíduos detentores das manifestações de PCI ou especialistas desta área patrimonial.

Através do seu papel agregador, a RNPCI procura potenciar um trabalho de colaborações múltiplas com foco na salvaguarda e revitalização do PCI. O seu plano de ação assenta numa estrutura flexível e dinâmica, a qual vai sendo continuamente construída e modelada pelos seus membros em resposta a novos contextos e desafios.

Com o propósito de aumentar a qualidade da cooperação em rede e de reforçar o trabalho desenvolvido no terreno, a RNPCI combina a sua atuação em quatro eixos estratégicos:

  1. Identificação e salvaguarda
  2. Reconhecimento e promoção
  3. Documentação, comunicação e mediação
  4. Redes e parcerias

Mais informação disponível aqui.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O mês de dezembro traz à Casa das Artes do Porto cine-concertos, música, dança, cinema e, no dia 5, a presença dos arquitetos Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura na apresentação do livro «Cumplicidades: nos percursos de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura».
Siga-nos