Recriação da Feira da Quaresma na Aldeia do Freixo

A Associação Amigos de Tongobriga vai realizar a recriação da Feira da Quaresma que, durante mais de 500 anos, se realizou na Aldeia do Freixo, em Marco de Canaveses. O evento está marcado para os dias 3 e 4 de março.

No dia 3 de março, o programa ficará marcado pela exposição alusiva aos 500 anos do primeiro registo da feira, na sede da Associação Amigos de Tongobriga. No dia 4 de março, o destaque vai para a presença de artesãos, produtores locais e comerciantes, que darão vida ao ambiente da época.

Para além da Associação de Artesãos do Marco e da Escola Profissional de Arqueologia, a organização conta com a parceria do Grupo de Jovens do Freixo, do Rancho Folclórico de Santa Eulália de Constance e do Grupo Musical de Amigos do Sousa e Tâmega.

A Feira da Quaresma documenta-se desde 1518, o mesmo ano em que o rei D. Manuel I determinou o encerramento do Convento de São Salvador de Tuias. Assim, celebrou-se já o 500º aniversário do mais antigo documento que sobre a feira nos chegou. O que não significa, de todo, que só então ela se tivesse iniciado.

Já nessa altura era tradição que a feira se realizava desde tempos imemoriais. Diziam então as freiras de Tuías, promotoras da feira e suas diretas senhorias, que a mesma já se realizava há “dez trinta quarenta cinquenta sessenta oitenta cento duzentos anos até agora”. Sinal de que, nos inícios do século XVI, ninguém se recordava já da sua origem.

Porém, não sendo uma feira de iniciativa régia e realizando-se no couto de um convento, sempre escapou ao controle de reis e senhores e à máquina fiscal do Estado, pelo que não consta de nenhum registo oficial. Seria certamente abundante a documentação que sobre ela existiria no cartório do convento de Tuias, um tesouro que, infelizmente, não chegou até nós.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos