PRR garante museografia do Museu da Terra de Miranda

Com a reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) recentemente anunciada, o Museu da Terra de Miranda viu assegurado um reforço de verba, no valor de 700 Mil Euros, para a museografia e instalação da nova exposição permanente.

Com a reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) recentemente anunciada, o Museu da Terra de Miranda viu assegurado um reforço de verba, no valor de 700 Mil Euros, para a museografia e instalação da nova exposição permanente, bem como para a melhoria das condições de fruição pública do acervo do museu.

A adjudicação do projeto de musealização encontra-se em preparação e deverá ser lançada em breve.

Entretanto, decorre a empreitada de remodelação e ampliação das instalações do Museu da Terra de Miranda. A intervenção representa um investimento de cerca 1,1 Milhão de Euros, cofinanciados pelo Programa Operacional Norte 2020.

O Museu da Terra de Miranda encontra-se temporariamente instalado no antigo Paço Episcopal de Miranda do Douro. A mudança de instalações justifica-se com a intervenção de remodelação do atual edifício, bem como dos edifícios adjacentes, adquiridos para suportar a ampliação do Museu.

Em termos de discurso museográfico, pretende-se reforçar a importância da dimensão geográfica, do sentido de territorialidade que está subjacente à leitura do próprio território, da sua paisagem e da sua história, da sua língua, dos seus modos de viver e da sua cultura.

O Museu da Terra de Miranda é um museu etnográfico localizado na cidade de Miranda do Douro. Situado no centro histórico, encontra-se instalado na antiga “Domus Municipalis” da cidade, edifício setecentista datado do séc. XVII. Fundado por António Maria Mourinho, a sua abertura ao público ocorreu a 18 maio de 1982.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos