PRR financia reabilitação da Igreja de Santa Clara

Na sequência da assinatura do Protocolo para a Reabilitação da Igreja de Santa Clara de Vila do Conde, está já garantido, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, o financiamento de 1 milhão e 650 mil euros.

A reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência vai permitir recuperar mais 29 monumentos, sítios arqueológicos e museus espalhados pelo País, devido ao aumento de 40 milhões de euros para a reabilitação e conservação do património cultural nacional.

Entre os monumentos contemplados encontra-se a Igreja de Santa Clara de Vila do Conde que irá receber um financiamento no valor de 1 milhão e 650 mil euros.

A intervenção a concretizar na Igreja de Santa Clara prevê – no edificado –  a consolidação estrutural, reabilitação das coberturas, fachadas e vãos, coro alto, limpeza e consolidação da arcaria do claustro. Ao nível do património integrado, será prevê-se a conservação e restauro dos retábulos, cadeiral, oratório e teto do coro baixo; conservação e restauro do teto, cadeiral, órgão e oratório do coro alto; conservação e restauro dos tetos, talha, pinturas, púlpito, túmulos da igreja e vitrais; conservação e restauro das esculturas e da Capela dos Fundadores.

Será, igualmente, concretizado o projeto de musealização e museografia do património móvel e integrado.

A Igreja do Mosteiro de Santa Clara carece de intervenções de restauro, reabilitação e valorização, que garantam a sua preservação para as gerações vindouras e criem as condições para uma ampla e enriquecedora fruição cultural por parte dos visitantes.

Site em Vila do Conde, é um imóvel classificado Monumento Nacional, desde 1910, propriedade do Estado e afeta à Direção Regional de Cultura do Norte.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos