PRR financia intervenção no Mosteiro da Serra do Pilar

A reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o Património Cultural prevê mais 40 milhões de euros de investimento e intervenções em 29 monumentos e museus. Um deles será o Mosteiro da Serra do Pilar, com 1.2 milhões de euros.

O Mosteiro da Serra do Pilar encontra-se encerrado desde o início deste ano, para execução de obras de manutenção. Serão realizados trabalhos de manutenção de coberturas; renovação das instalações sanitárias e reformulação da exposição permanente.

O financiamento das intervenções será assegurado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o Património Cultural, com uma dotação global de 1,2 milhões de euros.

Assim, será efetuada a beneficiação geral do espaço e melhoria da fruição pública, através da reabilitação das coberturas e revisão de instalação elétrica da Igreja, Claustro e Sacristia; novas instalações sanitárias; e trabalhos de beneficiação do interior (área visitável).

O plano de intervenção prevê ainda a conservação e restauro de retábulos, púlpitos e esculturas da nave, bem como a requalificação do espaço de apoio ao visitante com renovação de equipamento e apoios audiovisuais.

O Mosteiro da Serra do Pilar é considerado um dos mais notáveis edifícios da arquitetura clássica europeia devido à igreja e claustro circulares.

Durante o século XX, o mosteiro foi objeto de diversas campanhas de obras de conservação e restauro e está abrangido pelo Centro Histórico do Porto, inscrito pela Unesco na Lista do Património Mundial.

O Mosteiro da Serra do Pilar é um dos melhores miradouros para o rio Douro e zonas históricas do Porto e Vila Nova de Gaia.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos