PRR financia intervenção no Mosteiro da Serra do Pilar

A reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o Património Cultural prevê mais 40 milhões de euros de investimento e intervenções em 29 monumentos e museus. Um deles será o Mosteiro da Serra do Pilar, com 1.2 milhões de euros.

O Mosteiro da Serra do Pilar encontra-se encerrado desde o início deste ano, para execução de obras de manutenção. Serão realizados trabalhos de manutenção de coberturas; renovação das instalações sanitárias e reformulação da exposição permanente.

O financiamento das intervenções será assegurado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o Património Cultural, com uma dotação global de 1,2 milhões de euros.

Assim, será efetuada a beneficiação geral do espaço e melhoria da fruição pública, através da reabilitação das coberturas e revisão de instalação elétrica da Igreja, Claustro e Sacristia; novas instalações sanitárias; e trabalhos de beneficiação do interior (área visitável).

O plano de intervenção prevê ainda a conservação e restauro de retábulos, púlpitos e esculturas da nave, bem como a requalificação do espaço de apoio ao visitante com renovação de equipamento e apoios audiovisuais.

O Mosteiro da Serra do Pilar é considerado um dos mais notáveis edifícios da arquitetura clássica europeia devido à igreja e claustro circulares.

Durante o século XX, o mosteiro foi objeto de diversas campanhas de obras de conservação e restauro e está abrangido pelo Centro Histórico do Porto, inscrito pela Unesco na Lista do Património Mundial.

O Mosteiro da Serra do Pilar é um dos melhores miradouros para o rio Douro e zonas históricas do Porto e Vila Nova de Gaia.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos