Programas Arte Sem Limites

Programas de Apoio em Parceria com candidaturas até 12 novembro. A DGARTES pretende promover a criação artística e a acessibilidade à oferta artística, tendo em vista a inclusão de pessoas com deficiência ou necessidades específicas.

Na sequência do Acordo de Parceria celebrado com a Acesso Cultura, a Direção-Geral das Artes abriu os Programas de Apoio ARTE SEM LIMITES, nas vertentes da criação e da acessibilidade à oferta artística, com o objetivo principal de contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência
ou necessidades específicas. O montante global disponível é de 300 mil euros. As candidaturas estão abertas até 12 de novembro de 2020.

O Programa de Apoio em Parceria ARTE SEM LIMITES – CRIAÇÃO pretende promover a prática profissional de artistas com deficiência e/ou S/surdos, enquanto criadores, intérpretes ou executantes de obras, fomentar a diversidade no panorama artístico nacional e incentivar o surgimento de projetos liderados por artistas com deficiência e/ou S/surdos. Com um montante disponível de 180 mil euros, esta linha de apoio prevê a atribuição de um máximo de 30 mil euros por candidatura.

O Programa de Apoio em Parceria ARTE SEM LIMITES – ACESSIBILIDADE À OFERTA ARTÍSTICA pretende garantir o acesso a pessoas com deficiência e/ou S/surdas à oferta artística em diferentes espaços de apresentação, promovendo a inclusão de serviços de acessibilidade, tais como,
interpretação em Língua Gestual Portuguesa, Audiodescrição, Sessões Descontraídas, entre outros, nas criações desenvolvidas pelas entidades artísticas, no sentido de incluir no grupo de públicos a que se dirigem pessoas com necessidades específicas. Com um montante disponível de 120 mil euros, esta linha de apoio prevê a atribuição de um máximo de 15 mil euros por candidatura.

Em ambos os casos, podem candidatar-se pessoas coletivas de direito privado, pessoas singulares e grupos informais, que exerçam atividades profissionais numa ou mais das seguintes áreas artísticas:
artes performativas (circo contemporâneo e artes de rua, dança, música e teatro), artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media) e cruzamento disciplinar.

Os apoiosa conceder destinam-se a projetos cujas atividades públicas sejam desenvolvidas em Portugal, durante o próximo ano.
Destaca-se a parceria com a Acesso Cultura, uma associação sem fins lucrativos que, desde 2013, tem desenvolvido um trabalho importante de promoção da melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – à participação cultural em Portugal. A sua atividade,
que inclui projetos de investigação, formação, divulgação, consultoria técnica em espaços culturais e cooperação com organismos congéneres, nacionais e estrangeiros, tem contribuído de forma decisiva para colocar este tema no centro da reflexão, do diálogo e da prática dos setores cultural
e artístico.
_
Todas as informações sobre estes Programas de Apoio, incluindo os Avisos de Abertura (e restante legislação aplicável), Formulários de Candidatura e Materiais do Candidato, estão disponíveis no Balcão Artes.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos