Programa Dinamizar Fortalezas de Fronteira: Ciclo de Webinars

O Ciclo de Webinars visa promover a valorização patrimonial e turística e a divulgação do vasto conjunto de fortificações raianas existentes em Portugal. No próximo dia 25 de maio, decorre o Webinar dedicado às Fortalezas do Norte de Portugal.

Miguel Rodrigues, em representação da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), será um dos oradores do Webinar dedicado às Fortalezas do Norte de Portugal, agendado para 25 maio, entre as 10h00 e as 12h00, via Plataforma Teams.

A comunicação visa partilhar a visão da DRCN sobre a relevância patrimonial desta rede de Fortalezas, quer no contexto da região, quer a nível nacional.

As Fortalezas de Fronteira da região Norte de Portugal, integradas no Programa Dinamizar Fortalezas são as localizadas em: Vinhais, Bragança, Outeiro, Vimioso, Miranda do Douro, Algoso, Penas Roías, Mogadouro, Freixo de Espada a Cinta, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Valença, Lapela, Monção, Melgaço, Castro Laboreiro, Portelo, Montalegre, Chaves, Monforte de Rio ​livre.

Para acompanhar o evento e ter acesso ao link do webinar, clique aqui

Plano de Ação do Programa Dinamizar Fortalezas – Fortalezas de Fronteira, que pretende promover a valorização e a divulgação do vasto conjunto de fortificações existentes em Portugal, em particular na linha de fronteira com Espanha.

Estruturar a oferta de forma integrada, contribuindo para o reforço da atratividade das regiões do interior como destinos turísticos qualificados e inovadores, são os objetivos da Estratégia de Turismo 2027 e deste Programa cujo Plano de Ação inclui iniciativas que visam melhorar as acessibilidades, aumentar a sinalética, desenvolver conteúdos digitais e interativos e promover atividades de animação cultural. 

Pretende-se, assim, captar mais visitantes e aumentar o tempo médio de estada do turista nos territórios do interior, valorizando e dinamizando o património que nos diferencia através da qualificação da visita a cada um destes imóveis.

O projeto abrange 62 fortificações e é coordenado pelo Turismo de Portugal, em parceria com os municípios onde se localizam as fortalezas, as ERT – Entidades Regionais de Turismo, as ARPT – Agências Regionais de Promoção Turística, a Direção Geral do Património Cultural, a Direção Geral dos Recursos da Defesa Nacional e a Direção Geral do Tesouro e das Finanças.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos