Procedimentos de autorização de trabalhos arqueológicos

Novo documento visa uniformizar procedimentos simplificados a implementar para os pedidos de autorização de trabalhos arqueológicos de prospecção e acompanhamento no âmbito de projetos de arborização e rearborização.

Circular n.º 1/2023 “Procedimentos simplificados de autorização de trabalhos arqueológicos a realizar no âmbito de projetos de arborização e rearborização: PATA Global no âmbito de projetos de arborização e rearborização”, foi aprovada a 23 janeiro 2023, com os objetivos de definir e uniformizar procedimentos simplificados a implementar para os pedidos de autorização de trabalhos arqueológicos de prospecção e acompanhamento no âmbito de projetos de arborização e rearborização; agilizar a tramitação dos procedimentos técnicos e administrativos e compatibilizar estes procedimentos com o calendário das operações florestais.

O presente documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho de Salvaguarda de Património Arqueológico em Operações Agrícolas e Florestais (DGPC e Direções Regionais de Cultura do Norte, Centro, Alentejo e Algarve), para possibilitar uma resposta mais eficiente aos processos de salvaguarda arqueológica decorrentes da atividade florestal, em respeito pelo estabelecido no Regulamento de Trabalhos Arqueológicos (RTA), Decreto-Lei n.º 164/2014 de 4 de novembro.

A realização de trabalhos arqueológicos está regulamentada pela Lei 107/2001 de 8 de setembro (artigos 74º a 79º) e pelo Decreto-Lei 164/2014 de 4 novembro (Regulamento de Trabalhos Arqueológicos).

Saber mais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O mês de dezembro traz à Casa das Artes do Porto cine-concertos, música, dança, cinema e, no dia 5, a presença dos arquitetos Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura na apresentação do livro «Cumplicidades: nos percursos de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura».
Siga-nos