Prémios Europa Nostra distinguem projetos portugueses

Trinta projetos de 21 países foram distinguidos, este ano, com os Prémios Europa Nostra. Quatro desses projetos são portugueses. É a primeira vez que tal acontece naqueles que são os Prémios Europeus do Património Cultural.

A Comissão Europeia e a Europa Nostra, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, anunciaram os vencedores da edição de 2023 dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra. Este ano, 30 projetos de 21 países europeus foram distinguidos com este prestigiado galardão.

Entre os vencedores deste ano estão quatro projetos portugueses:

Tetos Mudéjares da Sé Catedral do Funchal, Madeira
O restauro destes raros tetos de estilo mudéjar, com 1500 m2, foi realizado com base nas melhores práticas de conservação da madeira e envolveu uma equipa interdisciplinar de profissionais de topo de várias nacionalidades.

Salvaguarda da Técnica de Pesca Artesanal “Arte-Xávega”
Através da transferência de conhecimento e sabe-fazer, este projeto de investigação dá a conhecer práticas exemplares de salvaguarda da “Arte-Xávega”, um dos últimos exemplos de pesca artesanal e sustentável na União Europeia.

Projeto ALMADA, Lisboa
Este projeto académico de natureza multidisciplinar utiliza a investigação científica para estudar a arte da pintura mural de Almada Negreiros, um dos artistas portugueses mais influentes do século XX. O seu alcance junto de diversas comunidades é exemplar.


Cláudio Torres

Há mais de 40 anos que o arqueólogo Cláudio Torres e o centro de investigação que criou em Mértola desempenham um papel fundamental na valorização e conservação do património islâmico em Portugal.

Os 30 vencedores dos Prémios foram selecionados por um Júri composto por peritos em património oriundos de toda a Europa, após uma avaliação feita por Comités de Seleção responsáveis ​​pela análise das candidaturas submetidas, tanto por organizações como por pessoas a título individual, de 35 países europeus.

Os vencedores serão homenageados na Cerimónia Europeia de Entrega dos Prémios, que terá lugar no dia 28 de setembro, no Palazzo del Cinema, em Veneza.

Durante a cerimónia, serão anunciados os vencedores do Grande Prémio e do Prémio “Escolha do Público”, escolhido entre os premiados deste ano, que terão direito a receber 10.000 € cada. A cerimónia será um dos pontos altos da Cimeira Europeia do Património Cultural 2023, organizada pela Europa Nostra com o apoio da Comissão Europeia, que irá decorrer entre 27 e 30 de setembro em Veneza.

Os apoiantes e entusiastas do património são agora encorajados a descobrir os projetos vencedores e a votar online para decidir quem vai ganhar o Prémio “Escolha do Público”.

(imagem: mosaico de todos os projetos distinguidos)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos