Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade

Está a decorrer o período de candidaturas ao Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade. A Europa pretende homenagear as cidades e as regiões pelo seu trabalho na promoção da inclusão e na luta contra a discriminação.

Estão abertas as candidaturas ao prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade, dinamizado pela Comissão Europeia, e que visa reconhecer o trabalho feito por cidades, vilas ou regiões da União Europeia na promoção da inclusão e no apoio à criação de sociedades livres de discriminação.

O prémio abriu nas categorias “Cidades ou regiões com menos de 50 000 habitantes” e “Cidades ou regiões com mais de 50 000 habitantes”. Será igualmente atribuído um Prémio especial a iniciativas referentes às pessoas LGBTIQ.

As candidaturas, a decorrer até 15 de fevereiro de 2023, destinam-se a autoridades locais, como cidades, vilas ou regiões da UE. Os vencedores serão anunciados numa cerimónia pública que terá lugar no dia 27 abril de 2023.

O Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade está aberto a todas as autoridades locais da UE que estejam a construir sociedades mais justas, promovendo a diversidade e a inclusão em termos de:

  • Sexo
  • Origem racial ou étnica
  • Religião ou crença
  • Deficiência
  • Idade
  • Identidade LGBTIQ

Desta forma, a sua cidade ou região poderá receber o reconhecimento que merece por construir um ambiente onde todos se possam sentir seguros e realizar o seu potencial.

A Comissão Europeia anunciou, em 28 de abril de 2022, os vencedores da primeira edição do Prémio Capital Europeia da Inclusão e da Diversidade:

  • Colónia (Alemanha) na categoria «autoridades locais com mais de 50 000 habitantes» pela sua estratégia para reforçar a diversidade e a inclusão;   
  • Koprivnica (Croácia) na categoria «autoridades locais com menos de 50 000 habitantes» pela sua estratégia de apoio às pessoas com deficiência;
  • Andaluzia (Espanha) na terceira categoria que incide especificamente na inclusão dos ciganos pelo seu Plano Integral para a Inclusão da Comunidade Cigana. 

Mais informação disponível aqui.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos