Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade

Está a decorrer o período de candidaturas ao Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade. A Europa pretende homenagear as cidades e as regiões pelo seu trabalho na promoção da inclusão e na luta contra a discriminação.

Estão abertas as candidaturas ao prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade, dinamizado pela Comissão Europeia, e que visa reconhecer o trabalho feito por cidades, vilas ou regiões da União Europeia na promoção da inclusão e no apoio à criação de sociedades livres de discriminação.

O prémio abriu nas categorias “Cidades ou regiões com menos de 50 000 habitantes” e “Cidades ou regiões com mais de 50 000 habitantes”. Será igualmente atribuído um Prémio especial a iniciativas referentes às pessoas LGBTIQ.

As candidaturas, a decorrer até 15 de fevereiro de 2023, destinam-se a autoridades locais, como cidades, vilas ou regiões da UE. Os vencedores serão anunciados numa cerimónia pública que terá lugar no dia 27 abril de 2023.

O Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade está aberto a todas as autoridades locais da UE que estejam a construir sociedades mais justas, promovendo a diversidade e a inclusão em termos de:

  • Sexo
  • Origem racial ou étnica
  • Religião ou crença
  • Deficiência
  • Idade
  • Identidade LGBTIQ

Desta forma, a sua cidade ou região poderá receber o reconhecimento que merece por construir um ambiente onde todos se possam sentir seguros e realizar o seu potencial.

A Comissão Europeia anunciou, em 28 de abril de 2022, os vencedores da primeira edição do Prémio Capital Europeia da Inclusão e da Diversidade:

  • Colónia (Alemanha) na categoria «autoridades locais com mais de 50 000 habitantes» pela sua estratégia para reforçar a diversidade e a inclusão;   
  • Koprivnica (Croácia) na categoria «autoridades locais com menos de 50 000 habitantes» pela sua estratégia de apoio às pessoas com deficiência;
  • Andaluzia (Espanha) na terceira categoria que incide especificamente na inclusão dos ciganos pelo seu Plano Integral para a Inclusão da Comunidade Cigana. 

Mais informação disponível aqui.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
São sempre muitos os motivos para visitar o Museu dos Biscainhos, mas, em plena quadra natalícia, a programação é especial e traz visitas temáticas, oficinas, música e uma árvore de Natal solidária. Tome nota!
Siga-nos