Porto: Intervenção na Igreja do Mosteiro de S. Bento da Vitória

Representando um investimento de cerca de 150 Mil Euros, está em curso a Operação Mosteiro de S. Bento da Vitória, no Porto, a qual visa a reabilitação da igreja. A intervenção é cofinanciada pelo Programa Norte 2020 e deverá estar concluída em 2023.

A empreitada tem por objeto a revisão geral das coberturas em telhado da nave lateral da Igreja voltada à Travessa de S. Bento. Prevê-se também o isolamento da cobertura da torre sobre o órgão incluindo a impermeabilização da cúpula.

O espaldar da fachada principal e o remate superior serão tratados e isolados, assim como serão limpas e tratadas as cantarias das fachadas da torre sobre o órgão.

De forma a evitar-se a entrada de água e aves na torre sobre o órgão, todas as caixilharias da mesma serão recuperadas para salvaguarda do valioso recheio artístico e evitar que invadam a zona dos foles e interfiram com o funcionamento e utilização do órgão barroco da igreja.

Fazem parte dos trabalhos, o reforço do lintel fraturado do janelão do coro-alto, da cornija exterior da fachada principal e ainda alguns reforços e pregagens em situações de fraturas e fendas na Igreja.

Com esta intervenção pretende-se não só a conservação da igreja e seu valioso recheio artístico, mas também reforçar a fruição e usufruto deste monumento integrado na rede temática das Paisagens Beneditinas (Mosteiro de Tibães, Mosteiro de Pombeiro, Mosteiro de Rendufe e Mosteiro de Cabeceiras de Basto).

Situado no coração do velho Porto, freguesia da Vitória, o Mosteiro de São Bento da Vitória – classificado Monumento Nacional em 1977 – é um dos edifícios religiosos mais importantes da cidade.

banner norte 2020
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos