Por Este Vos Darei um Magriço é o título do novo projeto literário de Tiago Salazar, sobre o Magriço, o célebre guerreiro português, do século XIV, Álvaro Gonçalves Coutinho, nascido em Penedono, no seio da família dos Coutinho, uma das mais prestigiadas do Reino.
Por grande parte da ação do novo romance decorrer em Lamego, o escritor Tiago Salazar vai estar em residência artística, entre os dias 14 e 26 de julho, em Lamego, a fim de terminar o romance, mas não só. A estada em Lamego será também uma oportunidade de partilha sobre o processo de escrita criativa, num encontro com o autor, que terá lugar no Museu de Lamego, dia 18 de julho, e sobre o lastro que deixaram os Coutinho nesta região, de Lamego e Vale do Varosa, ponto de partida para os “Percursos pelo Património”, que nos dias 17 e 19 de julho irão passar pelo Castelo de Lamego, onde estavam erguidos os paços dos Coutinho, Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, que foi escolhido para panteão da família, e Convento de Santo António de Ferreirim, cuja origem remonta a 1525, altura em que os condes de Marialva, D. Francisco Coutinho e sua Mulher D. Brites, doam aos frades franciscanos uns terrenos que possuíam, em Ferreirim, para a fundação de um convento.
Numa iniciativa organizada pelo Museu de Lamego e Monumentos do Vale do Varosa e Município de Lamego – Castelo de Lamego, os percursos têm início às 21h30, de modo a oferecer a quem nos visita uma proposta alternativa para as noites quentes de verão, com algumas surpresas por desvendar.
Programa
17 julho: 21h30 – Visita ao bairro do Castelo de Lamego | Espumante de Honra
18 julho: 21h30 – Museu de Lamego: conversa sobre escrita criativa com Tiago Salazar
19 julho: 21h30 – Visita ao Mosteiro de Santa Maria de Salzedas |Espumante de Honra | 23h00 – Visita ao Convento de Santo António de Ferreirim
Tiago Salazar nasceu em Lisboa, em 1972. Formou-se em Relações Internacionais e estudou Guionismo e Dramaturgia em Londres. É doutorando no Instituto de Geografia onde prepara uma tese sobre A Volta ao Mundo de Ferreira de Castro.Trabalha como jornalista desde 1991, atualmente como freelancer. Venceu o prémio Jovem Repórter do Centro Nacional de Cultura, em 1995.É formador de Escrita e Literatura de Viagens. Idealizou, escreveu e apresentou o programa Endereço Desconhecido, da RTP2. Foi Bolseiro da Fundação Luso Americana em Washington, em 2010. Venceu o prémio Literatura na XVII Gala dos prémios da revista Mais Alentejo, em 2018.
A inscrição nos percursos é gratuita, mas obrigatória. Devido ao atual contexto de pandemia, os percursos realizam-se com um limite máximo de 20 participantes.
Formulário de inscrição: https://bit.ly/Magrico_FomularioInscricao
Para mais informações
Museu de Lamego: tel: +351 254600230 | email: mlamego@culturanorte.gov.pt
Castelo de Lamego: tel: +351 254098090 | email: castelo.lamego@cm-lamego.pt
Organização: Museu de Lamego e Monumentos do Vale do Varosa e Município de Lamego – Castelo de Lamego.
Com o apoio: Município de Tarouca, Teatro Solo, Caves da Murganheira e Caves da Raposeira