Pensar o Jardim – Viver o jardim histórico na contemporaneidade

A Direção Regional de Cultura do Norte através da Casa das Artes, lançou hoje um convite aos alunos da unidade curricular Arte e Espaço, da FBAUP, para desenvolverem um projeto "site specific" no jardim do Palacete Villar d`Allen.

A apresentação teve lugar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e foi essencial para transmitir aos alunos informações sobre este conjunto de património classificado, tutelado pela Direção Regional de Cultura do Norte, do qual fazem parte a Casa Allen, a Casa das Artes e o jardim histórico adjacente.

Os alunos tiveram oportunidade de conhecer o contexto histórico deste património cultural imóvel, bem como, algumas espécies botânicas representativas dos jardins românticos da cidade do Porto, especificamente, o tulipeiro (espécie Liriodendron tulipifera L) também classificado de interesse público, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O conceito de site specific generalizou-se na arte contemporânea nos anos 60 e 70, através da Land Art. Esta prática artística resultava em intervenções e experiências artísticas nos espaços naturais ou urbanos. As obras caraterizam-se por serem não-transportáveis e resultam sempre de uma reflexão sobre determinado espaço.

Esta parceria é fundamental para divulgar este importante património histórico portuense e refletir sobre as expressões arquitetónicas presentes. A Casa Allen da autoria do arquiteto Marques da Silva e a Casa das Artes, da autoria do arquiteto Souto Moura, encontram-se circunscritas num salto cronológico e estético, simbolizando também, a mudança de pensamento e da experiência do espaço.

Aos alunos e futuros artistas foram transmitidas as condições necessárias para a intervenção em si, que incidirá sempre, no respeito e salvaguarda dos elementos culturais e naturais aqui protegidos.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos