Pensar o Jardim – Viver o jardim histórico na contemporaneidade

A Direção Regional de Cultura do Norte através da Casa das Artes, lançou hoje um convite aos alunos da unidade curricular Arte e Espaço, da FBAUP, para desenvolverem um projeto "site specific" no jardim do Palacete Villar d`Allen.

A apresentação teve lugar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e foi essencial para transmitir aos alunos informações sobre este conjunto de património classificado, tutelado pela Direção Regional de Cultura do Norte, do qual fazem parte a Casa Allen, a Casa das Artes e o jardim histórico adjacente.

Os alunos tiveram oportunidade de conhecer o contexto histórico deste património cultural imóvel, bem como, algumas espécies botânicas representativas dos jardins românticos da cidade do Porto, especificamente, o tulipeiro (espécie Liriodendron tulipifera L) também classificado de interesse público, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O conceito de site specific generalizou-se na arte contemporânea nos anos 60 e 70, através da Land Art. Esta prática artística resultava em intervenções e experiências artísticas nos espaços naturais ou urbanos. As obras caraterizam-se por serem não-transportáveis e resultam sempre de uma reflexão sobre determinado espaço.

Esta parceria é fundamental para divulgar este importante património histórico portuense e refletir sobre as expressões arquitetónicas presentes. A Casa Allen da autoria do arquiteto Marques da Silva e a Casa das Artes, da autoria do arquiteto Souto Moura, encontram-se circunscritas num salto cronológico e estético, simbolizando também, a mudança de pensamento e da experiência do espaço.

Aos alunos e futuros artistas foram transmitidas as condições necessárias para a intervenção em si, que incidirá sempre, no respeito e salvaguarda dos elementos culturais e naturais aqui protegidos.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos