Basílica Menor de Torre de Moncorvo

Igreja quinhentista, concluída nos inícios do século XVII. De planta rectangular e três naves à mesma altura, capela-mor rectangular, absidíolos, sacristia e alpendre lateral. Domina a fachada uma possante torre sineira, com relógio, rematada por balaustrada.

Na sua parte inferior situa-se um belo pórtico renascentista. No interior possui retábulos dos séculos XVII e XVIII e um órgão de tubos no coro alto.

A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Matriz da vila de Torre de Moncorvo, ergue-se no local de um templo paroquial primitivo da Baixa Idade Média. O ambicioso e majestoso monumento que hoje vemos iniciou-se em 1544 segundo um plano pouco ortodoxo que concebeu a entrada principal a Nascente e o altar-mor a poente, numa clara sujeição da obra ao traçado urbano da vila. É uma obra maneirista, austera e de linhas severas, com contrafortes pronunciados e dominada pela exuberância e altura da fachada principal. Esta divide-se em dois corpos verticais sobrepostos: o inferior, que corresponde ao portal principal e às duas ordens de nichos que o sobrepujam, e o superior, formado integralmente pela maciça torre sineira.

O interior do templo encontra-se organizado segundo o esquema de hallenkirchen (igrejas-salão), sendo os cinco tramos das naves abobadados à mesma altura. Nas suas proporções e disposição geral, o interior revela a mesma austeridade e racionalidade do exterior, como se testemunha na longa série de tramos do corpo da igreja simetricamente abobadados. A capela-mor ostenta na parede fundeira um retábulo barroco de talha dourada, e nas paredes laterais frescos alusivos a cenas bíblicas, entre as quais uma “Última Ceia”. Outra notável campanha moderna foi a que deu origem ao retábulo lateral na nave do Evangelho, do século XVII, com painéis alusivos à “Paixão de Cristo”.

IPPAR / IGESPAR

A proposta de elevação a Basílica foi lançada por D. José Cordeiro (44.º Bispo da Diocese de Bragança-Miranda) e acolhida com grande júbilo pela paróquia. Contou com a colaboração da Conferência Episcopal Portuguesa (que na Assembleia Plenária de junho de 2020 deu parecer positivo), do Conselho Presbiteral da Diocese de Bragança-Miranda, da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, da Direção Regional de Cultura do Norte, da Junta de Freguesia de Moncorvo, da Unidade Pastoral de São José e de muitas pessoas e instituições.

O Papa Francisco, através de um decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, assinado a 12 de janeiro de 2022, concedeu o título de Basílica Menor à Igreja Matriz de Torre de Moncorvo. A celebração solene da promulgação do título ocorreu no dia 18 julho 2022, em memória do Arcebispo São Bartolomeu dos Mártires.

Acessibilidades:
Visitas guiadas
Loja

Localização:

Latitude: 41.173639
Longitude: -7.053072

Largo General Claudino, 5160-241 Torre de Moncorvo, Bragança Portugal
Informação Útil:

Horário
Terças à tarde a Domingo.

Inverno: 09h30 às 12h30/14h00 às 17h30
Verão: 10h00 às 12h30/14h00 às 18h00.