Património a Norte lança edição sobre Fotografia

Já está disponível o número 13 da Coleção Património a Norte. Aborda o tema da Fotografia nas áreas da salvaguarda, investigação e divulgação. Está também disponível a nova aplicação móvel, através da qual pode consultar e ler todas as edições da Coleção.

“Fotografia: instituições, arquivos, projetos e formação” aborda o tema da Fotografia nas áreas da salvaguarda, investigação e divulgação, com especial enfoque na região Norte.

Com esse objetivo, é dada voz a instituições, arquivos, museus e entidades de ensino, não descurando associações e projetos.

Voltando uma vez mais a privilegiar-se a partilha de experiências, analisam-se missões, espaços, estratégias e equipas, mas igualmente percursos e desafios, procurando contribuir para uma reflexão atual em torno da Fotografia enquanto Património Cultural.

A presente edição conta com textos de Alexandra Falcão; Bernardino Castro; Duarte Belo; Georgina Pessoa; Helena Gil Braga; João Lafuente; Manuela Matos Monteiro; Maria José Queirós Meireles; Nuno Resende; Rosário Guimarães; Rui Vítor Costa; Vanessa Ribeiro-Rodrigues e Paula Menino Homem.

Invenção industrial do século XIX que despertou a curiosidade de empresários e homens empreendedores da época, que ensaiaram diferentes técnicas à procura da que melhor reproduzisse o real e o fixasse em matéria duradoura, fascinados com potenciais aplicações rentáveis, a Fotografia orientou-se para o registo documental associado à ideia de reportagem e de leitura do quotidiano, o que viria a vulgarizar a retratística e a democratizar este género, assumiu a condição de prática artística que progressivamente se emancipou da pintura tendo sido, ao mesmo tempo, sua rival e cúmplice, para integrar, mais tarde, a linguagem híbrida que a arte moderna e contemporânea apresentariam.

Sem nunca abandonar a relação com o jornalismo e a publicidade, a Fotografia passaria dos suportes comunicacionais aos suportes artísticos, das páginas de jornal às publicações especializadas, das exposições universais às galerias e às salas de museus, dos negativos em vidro aos ambientes digitais. Neste percurso conheceu a musealização e a patrimonialização.

Neste volume percorrem-se aspetos históricos e institucionais da Fotografia na região norte de Portugal e dão-se a conhecer preocupações de gestão, conservação, valorização e dinamização de coleções. A presente edição da Coleção Património a Norte apresenta uma amostra do que existe no território correspondente à área de atuação da Direção Regional de Cultura do Norte.

A partir desta publicação, estará também disponível o acesso à nova aplicação móvel, através da qual pode consultar e ler todas as edições da Coleção. Pode fazer download da app através deste link: http://app.mypan.pt/

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O mês de dezembro traz à Casa das Artes do Porto cine-concertos, música, dança, cinema e, no dia 5, a presença dos arquitetos Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura na apresentação do livro «Cumplicidades: nos percursos de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura».
Siga-nos