Património a Norte lança edição sobre Fotografia

Já está disponível o número 13 da Coleção Património a Norte. Aborda o tema da Fotografia nas áreas da salvaguarda, investigação e divulgação. Está também disponível a nova aplicação móvel, através da qual pode consultar e ler todas as edições da Coleção.

“Fotografia: instituições, arquivos, projetos e formação” aborda o tema da Fotografia nas áreas da salvaguarda, investigação e divulgação, com especial enfoque na região Norte.

Com esse objetivo, é dada voz a instituições, arquivos, museus e entidades de ensino, não descurando associações e projetos.

Voltando uma vez mais a privilegiar-se a partilha de experiências, analisam-se missões, espaços, estratégias e equipas, mas igualmente percursos e desafios, procurando contribuir para uma reflexão atual em torno da Fotografia enquanto Património Cultural.

A presente edição conta com textos de Alexandra Falcão; Bernardino Castro; Duarte Belo; Georgina Pessoa; Helena Gil Braga; João Lafuente; Manuela Matos Monteiro; Maria José Queirós Meireles; Nuno Resende; Rosário Guimarães; Rui Vítor Costa; Vanessa Ribeiro-Rodrigues e Paula Menino Homem.

Invenção industrial do século XIX que despertou a curiosidade de empresários e homens empreendedores da época, que ensaiaram diferentes técnicas à procura da que melhor reproduzisse o real e o fixasse em matéria duradoura, fascinados com potenciais aplicações rentáveis, a Fotografia orientou-se para o registo documental associado à ideia de reportagem e de leitura do quotidiano, o que viria a vulgarizar a retratística e a democratizar este género, assumiu a condição de prática artística que progressivamente se emancipou da pintura tendo sido, ao mesmo tempo, sua rival e cúmplice, para integrar, mais tarde, a linguagem híbrida que a arte moderna e contemporânea apresentariam.

Sem nunca abandonar a relação com o jornalismo e a publicidade, a Fotografia passaria dos suportes comunicacionais aos suportes artísticos, das páginas de jornal às publicações especializadas, das exposições universais às galerias e às salas de museus, dos negativos em vidro aos ambientes digitais. Neste percurso conheceu a musealização e a patrimonialização.

Neste volume percorrem-se aspetos históricos e institucionais da Fotografia na região norte de Portugal e dão-se a conhecer preocupações de gestão, conservação, valorização e dinamização de coleções. A presente edição da Coleção Património a Norte apresenta uma amostra do que existe no território correspondente à área de atuação da Direção Regional de Cultura do Norte.

A partir desta publicação, estará também disponível o acesso à nova aplicação móvel, através da qual pode consultar e ler todas as edições da Coleção. Pode fazer download da app através deste link: http://app.mypan.pt/

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos