Palestra “Petrografia aplicada ao património cultural”

O Professor Doutor David Martín Freire-Lista, investigador do Departamento de Geologia-Centro de Geociências da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), proferirá a palestra Petrografia aplicada ao património cultural. Novas contribuições na Galiza e Norte de Portugal.

A palestra está agendada para o dia 11 de março de 2022, a partir das 10h30, no Auditório da Casa das Artes (Rua Ruben A, n.º 210, 4150-639 Porto), com duração máxima de hora e meia.

Petrografia aplicada ao património cultural. Novas contribuições na Galiza e Norte de Portugal.

A palestra abordará a relação entre as pedras e o património cultural, apresentando os mais recentes contributos do projeto financiado pela FCT CEECIND/03568/2017.

As pedras do património cultural têm a frágil vantagem de serem únicas e irrepetíveis. Não são apenas um legado do passado, também são uma garantia para o futuro. Constituem um recurso de grande potencial social e económico que atrai o turismo cultural e são fundamentais para a compreensão da história da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.

Os granitos de Sanguinhedo e Vale das Gatas são as principais pedras de construção de importantes monumentos, como o templo romano de Panoias (Vila Real) e a igreja de Nossa Senhora de Guadalupe de Mouçós (Vila Real). Os pedreiros de Trás-os-Montes esculpiram a história em granito e hoje novas técnicas de diagnóstico como a análise petrográfica e gliptográfica permitem revelar dados históricos e etnográficos até agora desconhecidos.

Créditos fotográficos: Crónica Global :: Noticias sobre Cataluña y actualidad empresarial (elespanol.com)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos