Organização Palombar edita livro sobre lobo ibérico

Com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, a organização não governamental de ambiente Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural acaba de editar o livro "O Lobo Que Não Era Mau", dirigido ao público infantil.

Através da desconstrução das ideias-chave presentes num dos contos infantis mais populares cujo vilão é o lobo – O Capuchinho Vermelho -, que produziram, no imaginário social coletivo, uma imagem negativa desta espécie, o livro mostra, numa narrativa conduzida pelas dúvidas e curiosidade intrínsecas de uma criança, quem é o lobo-ibérico, abordando vários temas fundamentais relacionados com este mamífero, como a sua biologia, valor ecológico, comportamento, ameaças que enfrenta e medidas práticas de conservação que promovem a coexistência pacífica do homem com o lobo.

O livro integra ainda um “Lobo-Questionário” que ajuda as crianças a consolidarem informações-chave sobre esta espécie icónica.

Este livro foi editado com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, da Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico e dos municípios de Bragança, Guarda, Miranda do Douro, Mogadouro, Montalegre e Vimioso.

A obra irá integrar o Programa Educativo da Palombar e será usado nos agrupamentos de escolas nos quais a organização intervém como uma ferramenta literária interdisciplinar que permite trabalhar com os alunos temáticas associadas à educação ambiental e à conservação da natureza, com foco no lobo-ibérico.

A edição de livros didáticos e informativos sobre espécies da fauna portuguesa dirigidos para o público infantojuvenil tem sido uma aposta da Palombar. Foram já anteriormente foram editados pela organização os livros “Vamos Conhecer as Aves Necrófagas” e “O Diário Secreto da Águia-de-Bonelli”.

O livro está à venda sob encomenda através do e-mail palombar@palombar.pt | Preço 12€ (portes de envio gratuitos para Portugal continental) | Idade recomendada dos 4 aos 12 anos

Sobre a Palombar
A Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural é uma organização não governamental de ambiente sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção.

A organização, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural. A área de intervenção da Palombar é principalmente a região de Trás-os-Montes.

(fonte: Palombar)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos