“Objectos Especulativos sobre Vegetação e Perturbação”

A Casa das Artes do Porto apresenta até 14 de janeiro de 2024, em exposição, um conjunto de instalações artísticas que sintetizam e traduzem a pesquisa que o artista-investigador Miguel Costa desenvolve em torno das paisagens menores. Entrada gratuita.

“Objectos Especulativos sobre Vegetação e Perturbação” já está em exposição na Casa das Artes do Porto e pode ser vista até ao próximo dia 14 de janeiro de 2024. A mostra apresenta um conjunto de instalações artísticas que sintetizam e traduzem a pesquisa que o artista-investigador Miguel Costa desenvolve em torno das paisagens menores.

As vidas sociais das vegetações que florescem em territórios negligenciados da cidade e que escapam ao desejo de ordem dos jardins e parques ganham protagonismo e materializam-se em instalações, fotografias, vídeos e mapas, bem como em componentes vivas extraídas da natureza.

O corpo de trabalho do artista envolve-se nas tramas historicamente amplas que estruturam a introdução e disseminação dessas vegetações nos territórios, remetendo ao colonialismo e às questões de saúde e gestão públicas das cidades ocidentais.

A exploração profunda dessas complexas interações, que moldam paisagens e sociedades, convida os visitantes a refletir sobre a influência da vegetação nas dinâmicas urbanas e suburbanas e sobre o seu entrelaçamento com emaranhados geopolíticos complexos.

Com curadoria de Inês Moreira e Beatriz Duarte, “Objectos Especulativos sobre Vegetação e Perturbação” tem entrada livre.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos