O estado do Cinema em Portugal

A coleção Património a Norte dedica-se, desta vez, ao estado do cinema em Portugal. O oitavo número da coleção, intitulado “Cinema: espaços, estudos, instituições e património”, já está disponível para leitura online.

Já está disponível online o oitavo número da coleção monográfica «PATRIMÓNIO A NORTE», dedicado ao Cinema.

“Cinema: espaços, estudos, instituições e património” proporciona ao leitor uma visão de conjunto do panorama atual do universo da “sétima arte” em Portugal, com enfoque na região Norte.

Investigadores, entidades reguladoras, gestoras e de ensino, cineclubes e museus são convidados a abordar temas como as salas de cinema, imprensa da especialidade, conservação, patrimonialização, reabilitação, musealização, associativismo, ensino, produção, divulgação e consumo.

Profusamente ilustrada com centenas de desenhos, fotografias, reproduções, fotogramas, vídeos e visitas virtuais, conta com especial colaboração dos principais arquivos nacionais e salas de cinema: Ao Norte – Associação de Produção e Animação Sociocultural; Câmara Municipal do Porto; Casa do Cinema Manoel de Oliveira – Fundação de Serralves; Cinanima; Cineclube do Porto; Cinemateca Portuguesa; ESMAD – Escola Superior de Media Artes e Design; Portugal Film Commission; Theatro Circo de Braga; Detalhar (www.detalhar.pt); Arquitetura360 (www.arquitetura360.pt).

Consultar versão digital: https://bit.ly/3sYsVXc

Sobre a Coleção Património a Norte

Edição da Direção Regional de Cultura do Norte, PATRIMÓNIO A NORTE é uma coleção monográfica, numerada, sem periodicidade fixa, disponível em versão impressa e digital, acessível gratuitamente online ( https://culturanorte.gov.pt/documentos-e-multimedia/colecao-patrimonio-a-norte/ ).

Destinada a técnicos e público generalista, aborda variados temas dentro do amplo universo de atuação da DRCN.

A iniciativa editorial PATRIMÓNIO A NORTE pretende contribuir para dar resposta às funções Social, Educativa e Científica da Direção Regional de Cultura do Norte, enquanto responsável por contribuir para a preservação, valorização e acesso à Cultura Portuguesa, bem como pela difusão e produção de conhecimento, assim contribuindo para uma maior divulgação dos bens culturais dentro da sua área de atuação.

Enquanto veículo emissor, a coleção PATRIMÓNIO A NORTE insere-se ainda na estratégia de comunicação da DRCN, contribuindo assumidamente para o reforço da sua imagem institucional enquanto marca e projeção dos seus espaços e equipamentos culturais enquanto produto.

Assume na sua forma o formato de coleção monográfica, incidindo cada número sobre um tema, versando âmbitos tão latos como a da reabilitação patrimonial, conservação e restauro, investigação histórica e arqueológica, etnologia, salvaguarda, artes ou museologia.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos