O estado do Cinema em Portugal

A coleção Património a Norte dedica-se, desta vez, ao estado do cinema em Portugal. O oitavo número da coleção, intitulado “Cinema: espaços, estudos, instituições e património”, já está disponível para leitura online.

Já está disponível online o oitavo número da coleção monográfica «PATRIMÓNIO A NORTE», dedicado ao Cinema.

“Cinema: espaços, estudos, instituições e património” proporciona ao leitor uma visão de conjunto do panorama atual do universo da “sétima arte” em Portugal, com enfoque na região Norte.

Investigadores, entidades reguladoras, gestoras e de ensino, cineclubes e museus são convidados a abordar temas como as salas de cinema, imprensa da especialidade, conservação, patrimonialização, reabilitação, musealização, associativismo, ensino, produção, divulgação e consumo.

Profusamente ilustrada com centenas de desenhos, fotografias, reproduções, fotogramas, vídeos e visitas virtuais, conta com especial colaboração dos principais arquivos nacionais e salas de cinema: Ao Norte – Associação de Produção e Animação Sociocultural; Câmara Municipal do Porto; Casa do Cinema Manoel de Oliveira – Fundação de Serralves; Cinanima; Cineclube do Porto; Cinemateca Portuguesa; ESMAD – Escola Superior de Media Artes e Design; Portugal Film Commission; Theatro Circo de Braga; Detalhar (www.detalhar.pt); Arquitetura360 (www.arquitetura360.pt).

Consultar versão digital: https://bit.ly/3sYsVXc

Sobre a Coleção Património a Norte

Edição da Direção Regional de Cultura do Norte, PATRIMÓNIO A NORTE é uma coleção monográfica, numerada, sem periodicidade fixa, disponível em versão impressa e digital, acessível gratuitamente online ( https://culturanorte.gov.pt/documentos-e-multimedia/colecao-patrimonio-a-norte/ ).

Destinada a técnicos e público generalista, aborda variados temas dentro do amplo universo de atuação da DRCN.

A iniciativa editorial PATRIMÓNIO A NORTE pretende contribuir para dar resposta às funções Social, Educativa e Científica da Direção Regional de Cultura do Norte, enquanto responsável por contribuir para a preservação, valorização e acesso à Cultura Portuguesa, bem como pela difusão e produção de conhecimento, assim contribuindo para uma maior divulgação dos bens culturais dentro da sua área de atuação.

Enquanto veículo emissor, a coleção PATRIMÓNIO A NORTE insere-se ainda na estratégia de comunicação da DRCN, contribuindo assumidamente para o reforço da sua imagem institucional enquanto marca e projeção dos seus espaços e equipamentos culturais enquanto produto.

Assume na sua forma o formato de coleção monográfica, incidindo cada número sobre um tema, versando âmbitos tão latos como a da reabilitação patrimonial, conservação e restauro, investigação histórica e arqueológica, etnologia, salvaguarda, artes ou museologia.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos