“O Contemporâneo no Antigo” em debate no Museu de Lamego

“O Contemporâneo no Antigo” serve de mote para uma conversa sobre as relações entre as expressões artísticas contemporâneas e o património antigo, material e imaterial. A iniciativa está agendada para o próximo dia 2 de outubro, às 16h30, no Museu de Lamego, e conta com a presença da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro.

Diversas manifestações contemporâneas têm feito uma utilização do património cultural que transcende as historicamente idealizadas. Desde a realização de eventos da mais vasta natureza em edificado de propósito religioso, a reinterpretação de tradições para fins turísticos ou a estandardização de peças do artesanato para propósitos comerciais.

Nesta conversa aberta pretende-se refletir sobre a relação entre as expressões artísticas contemporâneas, tendencialmente globais, com o património antigo, seja material ou imaterial, que existe e carateriza um território.

Nesse sentido, importa refletir sobre a legitimidade da apropriação dos espaços e até reinterpretação das tradições aos olhos das expressões artísticas contemporâneas e temáticas sociais emergentes por estas abordadas, e de que forma é possível existir uma relação simbiótica entre a valorização do património cultural histórico e as reflexões inerentes à arte contemporânea.

“O Contemporâneo no Antigo – apropriações e reinterpretações das artes contemporâneas do património cultural histórico” está integrada no festival ZigurFest 2021, dedicado à música e expressão artística feita em Portugal, realizado anualmente desde 2011, na cidade de Lamego, e conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte/Museu de Lamego.

 

Oradores convidados:

  •  Laura Castro (Historiadora, Diretora Regional de Cultura do Norte)

  •  João Pereira (Ator, Mediador artístico do projeto Sangue Novo Veias Antigas)

  •  João Pedro Fonseca (Artista, programador do projeto ZONA / ZIGURFEST)

  •  Paulo Barradas (Historiador, Coordenador do Castelo de Lamego)

 

Moderadora: Catarina Machado (produtora e locutora do programa “O Grito e o Cochicho” da Rádio Estação Diária)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos