Nova linha de apoio «Arte pela Democracia»

Estão abertas as candidaturas ao concurso de 2023 do Programa de Apoio em Parceria, Arte pela Democracia, implementado pela Direção-Geral das Artes. Um dos principais objetivos é fomentar projetos que evoquem/celebrem a Revolução de 25 Abril 1974.

Projetos que promovam, através da arte, a celebração dos direitos alcançados pela Revolução de 25 de Abril de 1974 e contribuam para a manutenção dos seus propósitos, em prol da democracia, podem candidatar-se ao concurso de 2023 do Programa de Apoio em Parceria, Arte pela Democracia, implementado pela Direção-Geral das Artes na sequência do recente Acordo de Parceria celebrado com a Estrutura de Missão para as Comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 (EM25Abril).

Com uma dotação financeira de um milhão de euros e cinco patamares financeiros disponíveis (até aos 50 mil euros), o concurso irá apoiar projetos nas áreas de artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media), artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), artes de rua e cruzamento disciplinar, nos domínios artísticos da criação, programação, circulação nacional, ações estratégicas de mediação e edição, podendo contemplar também a reposição de projetos já apresentados publicamente. Os projetos serão executados maioritariamente no território nacional, até ao limite de 18 meses, entre 1 de abril de 2023 e 30 de setembro de 2024.

Podem candidatar-se pessoas coletivas de direito privado com sede em Portugal, pessoas singulares com domicílio fiscal em Portugal e grupos informais, desde que nomeiem como seu representante uma pessoa singular ou coletiva com domicílio ou sede fiscal em Portugal, que aqui exerçam a título predominante atividades profissionais numa ou mais das áreas artísticas referidas. É de referir que as entidades beneficiárias de apoio sustentado podem apresentar candidaturas.

Um dos principais objetivos do Acordo de Parceria é fomentar projetos que evoquem/celebrem a Revolução de 25 de Abril e promovam a reflexão crítica sobre os valores da democracia, cidadania e igualdade, nas vertentes de desenvolvimento humano, social, económico e cultural.

Pretende-se, ainda, incentivar a participação (nesses projetos) da população mais jovem e promover a inclusão e pluralidade de intervenientes e espetadores, tanto na vertente física como nas vertentes social, intelectual e intercultural.

O apoio a projetos que incorporem os objetivos de democratizar, descolonizar e desenvolver (traçados pelo Movimento das Forças Armadas para a Revolução de 25 de Abril) está, igualmente, entre os principais objetivos do Acordo, que pretende, ainda, fomentar a interação entre gerações através da partilha das memórias daqueles que viveram em ditadura.

Tendo em conta o contributo decisivo da arte em processos de reflexão sobre um regime democrático justo e igualitário na sociedade atual, a Direção-Geral das Artes sublinha a relevância deste Acordo de Parceria celebrado com a EM25Abril, estrutura que tem como missão promover e organizar as comemorações de âmbito nacional, em torno de valores como a paz, a democracia e o progresso, sob o signo da liberdade.

O Programa de Apoio em Parceria Arte pela Democracia decorrerá até 2026, prevendo-se a abertura de novos concursos, um em 2024 e outro em 2025.

Mais informações, incluindo o Acordo de Parceria e o Aviso de Abertura do concurso 2023, encontram-se disponíveis no Balcão Artes.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos