Visita às intervenções no Vale do Varosa

A Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, visitou, ontem, o Museu de Lamego, a Sé de Lamego e os Monumentos do Vale do Varosa, para apreciar o andamento das diversas obras em curso.

No Convento de Santo António de Ferreirim, os trabalhos incluem a melhoria da acessibilidade à igreja e centro interpretativo, através do claustro, permitindo um maior conforto no acesso às instalações sanitárias e, através da reabilitação dos percursos circundantes à igreja, o usufruto visual em condições desejáveis para os visitantes. Por outro lado, a criação de um acesso à torre permitirá ao visitante uma experiência de grande impacto e uma perspetiva total do claustro, do antigo mosteiro e da paisagem envolvente.  

No Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, depois da intervenção de conservação e restauro do teto da antiga Botica, decorrem obras na zona envolvente da igreja e no piso superior do emblemático Claustro do Capítulo do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, permitindo ampliar a área de visita deste mosteiro cisterciense.

As obras de valorização no Convento de Santo António de Ferreirim e no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas acontecem ao abrigo da Operação “Vale do Varosa II”, promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte e cofinanciada pelo Programa Norte 2020.

A Direção Regional de Cultura do Norte está, igualmente, a promover trabalhos de conservação e restauro das fachadas da igreja e da torre sineira da Sé Catedral de Lamego, que abrangem os elementos construtivos da envolvente exterior, implicando ações de limpeza, consolidação, estabilização estrutural e restauro, procurando diminuir o impacto das alterações e minimizar a degradação dos paramentos, cantarias e elementos esculpidos.

As intervenções em curso na Sé de Lamego estão enquadradas na operação Rota das Catedrais a Norte, cofinanciada pelo Programa Operacional NORTE 2020.

banner norte 2020
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos