Rota do Românico discute importância do património

A Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, participa no debate sobre a importância do património histórico-cultural no desenvolvimento e coesão dos territórios. A iniciativa está marcada para o dia 22 junho, pelas 15h00, na TSF - Rádio Notícias.

Em terras dos vales do Sousa, Douro e Tâmega ergue-se um importante património arquitetónico de origem românica, que se encontra estruturado na Rota do Românico (RR), que tem vindo a afirmar-se como um projeto de referência nacional, com um importante papel no desenvolvimento regional.

A 22 de junho, a TSF e a RR debatem a importância do património histórico-cultural no desenvolvimento e coesão dos territórios. Uma mesa redonda para perceber qual o lugar da RR na economia local, no turismo; a importância de preservar tradições e monumentos; de que forma contribui para o desenvolvimento sustentado do território dos vales do Sousa, Douro e Tâmega, etc. Análise e olhar sobre o presente e o futuro da RR, que conta com a presença de: Luís Pedro Martins, presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R; Rosa Cortez, secretária-técnica do Programa Operacional NORTE 2020 na CCDR-N; Humberto Brito presidente da Associação de Municípios do Vale do Sousa | Rota do Românico e Laura Castro, Diretora Regional de Cultura do Norte.

A Rota do Românico foi criada em 1998, no seio dos concelhos que integram a VALSOUSA– Associação de Municípios do Vale do Sousa – Castelo de PaivaFelgueirasLousadaPaços de Ferreira, Paredes e Penafiel, e alargada, em 2010, aos restantes municípios da NUT III – Tâmega e Sousa (AmaranteBaiãoCelorico de BastoCinfães, Marco de Canaveses e Resende), unindo num projeto supramunicipal um legado histórico e cultural comum.

Ancorada num conjunto de 58 monumentos (e dois centros de interpretação) de grande valor e de excecionais particularidades, esta Rota pretende assumir um papel de excelência no âmbito do turismo cultural e paisagístico, capaz de posicionar a região como um destino de referência do românico, estilo arquitetónico que perdurou entre os séculos XI e XIV.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos