Realidade Virtual chega aos museus DRCN

A partir da próxima terça-feira, dia 5 julho, os museus geridos pela Direção Regional de Cultura do Norte terão ao dispor dos visitantes novos recursos, através de Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

O lançamento da plataforma MuseusPortugal.pt, disponível em www.museusportugal.pt, resulta de um protocolo de parceria entre a Direção Regional de Cultura do Norte e a empresa DKS Studios, com o apoio do Programa Garantir Cultura. 

Para incentivar e capacitar todos os visitantes – desde crianças, jovens, adultos, idosos ou pessoas com incapacidades visuais e auditivas –, a plataforma MuseusPortugal.pt pretende contribuir para a criação de uma experiência única, abrindo um mundo imersivo de experiências, informações, vídeo e conteúdos 3D para os museus nacionais. 

MuseusPortugal.pt faz a interligação do meio físico e a sua recriação para o meio digital através de Realidade Virtual com elementos de vídeo e fotografia de espaços culturais em 360⁰ e planificação em 3D.

Com a integração de Realidade Aumentada através de uso de aplicativo móvel para smartphone ou tablet, os visitantes experienciarão a sobreposição de imagens interativas à visão da realidade. Os visitantes terão ainda acesso a conteúdos exclusivos ao visualizar um espaço, uma obra de arte ou um artefacto, onde será possibilitado o acesso a informações de texto, vídeo, fotografias e objetos volumétricos em 3D, tudo isto guiado por um robô virtual que o acompanhará por vários pontos de interesse nos espaços a visitar. 

Numa primeira fase, já a partir de 5 julho, os equipamentos estarão disponíveis nos seguintes museus: Museu dos Biscainhos e Museu D. Diogo de Sousa (Braga), Museu de Alberto Sampaio e Paço dos Duques de Bragança (Guimarães) e Museu do Abade de Baçal (Bragança).

O Museu de Lamego e o Museu da Terra de Miranda encontram-se, atualmente, encerrados para obras de manutenção/reabilitação.

Desta forma, a Direção Regional de Cultura do Norte e MuseusPortugal.pt pretendem trazer a Realidade do Mundo Virtual “Metaverso” e fazer a sua Integração na Realidade de Visualização de todos os visitantes da rede de Museus.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos