Reabertura do Convento de Santo António de Ferreirim

Os Monumentos do Vale do Varosa associam-se às celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no próximo dia 23 de abril, pelas 17h00, no Convento de Santo António de Ferreirim, numa iniciativa que se destina a assinalar a reabertura desse monumento.

Património e Clima é o tema escolhido em 2022 para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Os Monumentos do Vale do Varosa associam-se às celebrações, no próximo dia 23 de abril, pelas 17h00, no Convento de Santo António de Ferreirim, numa iniciativa que se destina, igualmente, a assinalar a reabertura desse monumento de forma permanente ao público (de terça a domingo, 10h00-13h00 e 14h00-18h00), após dois anos de acesso condicionado.

No reconhecimento da importância da cultura e do património, material e imaterial, enquanto elementos aglutinadores de reflexão e sensibilização de comunidades e públicos, o programa de reabertura é dedicado à Natureza, num diálogo entre passado e futuro, que convida à construção de uma ação climática mais inclusiva, transformadora e justa.

Fundado em 1525, o Convento de Santo António de Ferreirim pertencia à ordem franciscana. Por esse motivo, é cenário perfeito para uma evocação de São Francisco, proclamado por João Paulo II, em 1999, padroeiro dos amantes da ecologia. Com encenação e interpretação de João Pereira, acompanhamos a leitura do Cantico delle Creature, de Francisco de Assis (1224). Um dos mais belos textos medievais sobre a Natureza, no qual é dada como exemplo de perfeição da obra de Deus. Mas não só: a natureza, também, como espaço de relação com o Homem, de respeito e comunhão.

A leitura do cântico, de acutilante atualidade, propicia a reflexão que terá lugar de seguida, no claustro, sobre património e sustentabilidade, numa visita orientada pelos técnicos da Direção Regional de Cultura do Norte, Artur Alves e Albino Estelita, responsáveis pelo projeto de arquitetura e engenharia da requalificação do claustro e zona envolvente, concluído em 2021, ao abrigo da Operação Norte2020, Vale do Varosa 2, com o apoio do Município de Lamego.

Estarão presentes na sessão de reabertura, a Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, e o Presidente do Município de Lamego, Francisco Lopes.

PROGRAMA

Convento de Santo António de Ferreirim

17h00 – CANTICO DELLE CREATURE, Francisco de Assis

                Por João Pereira (Teatro Solo)

18h00 – Visita orientada ao claustro e zona envolvente

                 Por Artur Alves e Albino Estelita (DRCN)

A entrada é gratuita.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos