Projeto Sons de Bolso une música e património

O Mosteiro de Tibães e a Estação Arqueológica do Freixo, ambos tutelados pela Direção Regional de Cultura do Norte, fazem parte do circuito de visita Sons de Bolso.

Sons de Bolso transforma a rua na sala de espetáculos, ligando nova música a um espaço geográfico. É uma modalidade não convencional e inédita de explorar o património cultural português, oferendo conteúdo artístico exclusivo que permite ao público novas formas de interação com o espaço envolvente.

Locais seculares são engrandecidos com uma dimensão inovadora que se alia à História, desafiando o tradicional e o clássico. As peças musicais geolocalizadas são obras originais de compositores portugueses, relacionadas com a temática da democracia e das liberdades individuais e coletivas conquistadas ao longo dos tempos.

Nesta primeira fase do projeto são quatro os locais abrangidos pela iniciativa: Mosteiro de Tibães, Estação Arqueológica do Freixo, Museu Militar do Porto e Marco Fronteiriço Nº1.

O projeto é desenvolvido pela Interferência – Associação de Intervenção na Prática Artística, um coletivo artístico do Porto com trabalho direcionado para a criação e formação na área da nova música que pretende explorar os limites da perceção e do gosto musical entre os diferentes públicos, alicerçada da clareza narrativa como arma necessária para uma intervenção social.

Através dos Cursos e Workshops Interferência, tem criado oportunidades acessíveis de formação especializada a jovens e graúdos interessados em conhecer mais e melhor o mundo que os rodeia. Paralelamente programa concertos de jovens artistas através do Ciclo de Concertos, Electrónica Sem Pastilhas; e com a digressão de criações internas, como SUPRAHUMAN (2019), QUEM FALA ASSIM (2020) tem-se apresentado em espaços como a Porta-Jazz, Café Concerto Francisco Beja (ESMAE) Casa das Artes (Porto), Auditório do Conservatório de Música de Coimbra e Braga, Teatro Municipal Sá de Miranda (Viana do Castelo), Fábrica da Criatividade (Castelo Branco), O’culto da Ajuda, Gnration ou Theatro Circo.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos