Programa Europa Criativa 2021-2027

A Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE), em colaboração com a Comissão Europeia, promove a conferência de lançamento do Programa Europa Criativa 2021-2027, nos dias 17 e 18 de junho. Inscrições a decorrer.

A Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE), em colaboração com a Comissão Europeia, promove a conferência de lançamento do Programa Nova Europa Criativa 2021-2027, nos dias 17 e 18 de Junho online via plataforma zoom, mediante inscrição até 15 de Junho.

Com um orçamento reforçado de 2,4 mil milhões de Euros, o novo Programa Europa Criativa 2021-2027 é um elemento-chave para financiar o tão necessário relançamento dos sectores cultural e criativo europeus.

A conferência irá apresentar as principais novidades do Programa Europa Criativa e explorar as suas sinergias com outros instrumentos de financiamento europeus. Especialistas, profissionais e representantes de projectos de alto impacto trarão o seu entendimento e inspiração para o cumprimento da visão e os objectivos deste novo ciclo.

Através dos painéis temáticos, serão iniciadas discussões estratégicas sobre em torno das questões de sustentabilidade ambiental e a sua relação com cooperação transfronteiriça em geral e com a indústria audiovisual em particular, bem como em torno da nova futura abordagem sectorial à música.

– Inscrições para participação online : https://conferencecreativeeurope.pt/registo/
– Programa da conferência aqui
– Versão PDF [EN] disponível aqui

Com as suas três vertentes: a vertente Cultura, a vertente MEDIA e a vertente Transversal, Europa Criativa tem como objectivo:

  • reforçar a cooperação artística e cultural a nível europeu
  • encorajar a competitividade, a inovação e a sustentabilidade do sector audiovisual europeu
  • promover ações intersectoriais inovadoras e de colaboração, incluindo apoio à literacia mediática e um ambiente noticioso diversificado, independente e pluralista

Os primeiros convites à apresentação de propostas serão anunciados nas próximas semanas.

Principais objectivos

Os dois principais objetivos da Europa criativa são:
* salvaguardar, desenvolver e promover a diversidade e o património cultural e linguístico europeu
* aumentar a competitividade e o potencial económico dos sectores cultural e criativo, em particular o setor audiovisual


Principais novidades

As principais novidades do programa são:
* maior ênfase na criação transnacional e na inovação
* acesso mais fácil ao financiamento através de taxas de co-financiamento mais elevadas (maiores níveis de contribuição da Creative Europe para projectos)
* ênfase no apoio à cooperação a nível da UE para reforçar a competitividade do sector audiovisual europeu a nível mundial
* esquema de mobilidade para artistas e profissionais
* ações orientadas para necessidades sectoriais específicas

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on skype
Skype
Notícias Recentes
A Direção Regional de Cultura do Norte associa-se à celebração do Dia Internacional da Juventude e concede entrada gratuita a todos os jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 29 anos de idade, de 9 a 14 agosto.
Siga-nos