Programa de Apoio a Museus 2021

Está a decorrer o concurso para apresentação de candidaturas ao Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus – ProMuseus. O montante global de apoio financeiro a atribuir é de 1 milhão de euros.

No âmbito do Programa Garantir Cultura, vocacionado para a mitigação dos impactos da crise pandémica no setor cultural, foi prevista a abertura de novo concurso no âmbito do Programa Pro-Museus, para financiamento de projetos apresentados por museus da Rede Portuguesa de Museus que contribuam para apoiar a sustentabilidade do seu funcionamento e captação de públicos em contexto pós -COVID -19.

Assim, encontra-se aberto o concurso para apresentação de candidaturas no ano de 2021, no âmbito do Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus – ProMuseus, mediante as condições seguintes:

As áreas preferenciais a apoiar, em 2021, são:
a) Parcerias;
b) Transformação digital;
c) Estudo, investigação e exposições;
d) Divulgação;
e) Mediação e educação.

O montante global do apoio financeiro a atribuir pela Direção-Geral do Património Cultural no âmbito do presente concurso ProMuseus é de € 1 000 000 (um milhão de euros).

A criação de programas de apoio financeiro aos museus da Rede Portuguesa de Museus constitui uma das medidas estruturantes da política museológica nacional com o objetivo de contribuir para a qualificação dos museus portugueses e para a correção das assimetrias existentes, bem como para a utilização integrada de recursos no âmbito da política cultural.

O Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus – ProMuseus — tem por objetivo incentivar a qualificação dos museus portugueses, contribuir para a preservação do património cultural e melhorar a prestação de serviços ao público. Destina-se a todos os museus da Rede Portuguesa de Museus – à exceção dos museus dependentes da administração central (DGPC e Direções Regionais de Cultura).

Aceda aqui à documentação necessária:

Aviso n.º 5275-A/2021 – Abertura de concurso ao Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus

Despacho n.º 9/2019 – Regulamento do Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus

Formulário de candidatura

Diagnóstico de Acessibilidade

FAQ ProMuseus2021

Portaria n.º 37-A/2021 – Regulamento das Medidas de Apoio à Cultura no contexto de resposta à pandemia da doença COVID-19

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos