Prémio «Victor de Sá» de História Contemporânea

Até 29 de setembro, está a decorrer o período de candidaturas ao Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2023, destinado a jovens investigadores. O Prémio, já na 32 ª edição, é considerado o prémio nacional de maior prestígio nesta área de investigação.

O Prémio Victor de Sá de História Contemporânea é considerado o prémio nacional de maior prestígio para jovens investigadores em História Contemporânea Portuguesa. É promovido pelo Conselho Cultural da Universidade do Minho.

As candidaturas decorrem até 29 setembro. Mais informações aqui.

Sobre Victor de Sá
O Doutor Victor de Sá (1921-2003), antigo Professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, doou à Universidade do Minho, num gesto de grande generosidade e ineditismo, um conjunto significativo de documentos de natureza histórica, política e literária, resultante da sua atividade de investigação e intervenção pública, textos memorialísticos ainda inéditos bem como os direitos de autor relativos às obras que constituem a sua vasta bibliografia. Essa documentação encontra-se depositada na Biblioteca Pública de Braga, onde está a ser objeto de tratamento, de modo a permitir a sua rentabilização científica e a continuidade dos trabalhos do Prof. Victor de Sá.

A doação dos direitos de autor, e ainda a de uma avultada verba de dinheiro, destinaram-se a permitir a criação de um Prémio de História Contemporânea, a atribuir anualmente pela Universidade do Minho, através do seu Conselho Cultural, de acordo com um regulamento próprio. O objetivo primordial deste Prémio, o qual a partir de 2006, por decisão do Conselho Cultural se passou a denominar Victor de Sá de História Contemporânea, é o de incentivar a produção de trabalhos no âmbito da História Contemporânea de Portugal, (a partir de 1820), a jovens investigadores cuja idade não ultrapasse os 35 anos. O Prémio que foi instituído em 1991, tornou-se o Prémio nacional de maior prestígio para investigadores em História Contemporânea.

Este Prémio foi reconhecido como de manifesto interesse cultural pela Secretaria de Estado da Cultura, o que lhe permite ser abrangido pela Lei do Mecenato Cultural. Neste momento, está já a ser apoiado por diversas entidades públicas e privadas, encontrando-se aberto ao contributo de outras instituições mecenas e entidades interessadas em incrementar o estudo da história contemporânea portuguesa.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos