Pintura mural na raia transmontana no século XVI

Já está disponível o número 9 da coleção monográfica «PATRIMÓNIO A NORTE». “Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” identifica, descreve e carateriza - formal e tecnicamente - 35 dos principais núcleos de pintura mural do nordeste de Portugal.

Distribuídos por 4 concelhos – Miranda do Douro, Mogadouro, Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo -, com paralelos formais e estilísticos na “raia” espanhola, o leitor é levado a conhecer os locais, as técnicas, as “oficinas”, a estética, a simbologia e o imaginário associado a este fenómeno cultural, artístico, religioso e popular tão marcante da “raia” transmontana de século XVI, constituindo-se hoje como uma das maiores heranças culturais comuns entre Portugal e Espanha.

A exemplo das restantes publicações da Coleção Património a Norte, também a publicação “Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” é enriquecida com a disponibilização de vários conteúdos multimedia, pelo que a presente revista inclui a oferta de óculos de realidade virtual, visando otimizar a experiência dos leitores.  

A publicação “Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” vem complementar duas publicações já anteriormente editadas nesta Coleção: o segundo número versa sobre “A Pintura Mural no Museu de Alberto Sampaio”; enquanto o quarto número é dedicado ao tema “Pintura mural: intervenções de conservação e restauro”.

“Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” é publicado no âmbito do projeto PATCOM – Património em Comum, numa parceria da Direção Regional de Cultura do Norte e a Direção-Geral de Património da Junta de Castilla y León, o qual visa o estudo, valorização e divulgação do património em comum na zona raiana entre Trás-os-Montes e Castela e Leão.

Consultar versão digital da publicação: https://bit.ly/2UuoxmD

Levantamento das igrejas com pinturas murais a fresco:  https://bit.ly/3wm6GvF

Sobre a Coleção Património a Norte

Edição da Direção Regional de Cultura do Norte, PATRIMÓNIO A NORTE é uma coleção monográfica, numerada, sem periodicidade fixa, disponível em versão impressa e digital, acessível gratuitamente online.

Destinada a técnicos e público generalista, aborda variados temas dentro do amplo universo de atuação da DRCN.

A iniciativa editorial PATRIMÓNIO A NORTE pretende contribuir para dar resposta às funções Social, Educativa e Científica da Direção Regional de Cultura do Norte, enquanto responsável por contribuir para a preservação, valorização e acesso à Cultura Portuguesa, bem como pela difusão e produção de conhecimento, assim contribuindo para uma maior divulgação dos bens culturais dentro da sua área de atuação.

Enquanto veículo emissor, a coleção PATRIMÓNIO A NORTE insere-se ainda na estratégia de comunicação da DRCN, contribuindo assumidamente para o reforço da sua imagem institucional enquanto marca e projeção dos seus espaços e equipamentos culturais enquanto produto.

Assume na sua forma o formato de coleção monográfica, incidindo cada número sobre um tema, versando âmbitos tão latos como a da reabilitação patrimonial, conservação e restauro, investigação histórica e arqueológica, etnologia, salvaguarda, artes ou museologia.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on skype
Skype
Notícias Recentes
Siga-nos