“Património Singular: As pinturas murais transfronteiriças”

A Igreja Matriz de Alfândega da Fé acolhe até 30 de setembro a exposição “Património Singular: As pinturas murais transfronteiriças”. A iniciativa integra-se no projeto PATCOM - Património Cultural Comum.

A Igreja Matriz de Alfândega da Fé acolhe até 30 de setembro a exposição “Património Singular: As pinturas murais transfronteiriças”.

Trata-se de uma mostra que nasceu de uma das linhas de trabalho que integram o projeto PATCOM (Património Cultural Comum), desenvolvido pela parceria entre a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e a Junta de Castilla.

Essa linha designada “Pinturas Murais da Idade Moderna” permitiu identificar e analisar pinturas murais da primeira metade do século XVI, com características comuns, entre as províncias de Salamanca e Zamora (Espanha) e os concelhos de Alfândega da Fé, Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo (Portugal), e respetivas Dioceses de Salamanca, Zamora e Bragança-Miranda.

O conjunto destes trabalhos mostra as caraterísticas comuns e a maneira como os elementos históricos, culturais, sociais e económicos eram partilhados entre os territórios fronteiriços de Espanha e Portugal. A exposição foi organizada em estreita colaboração com a Divisão de Cultura do Município de Alfândega da Fé.

Inseridas em igrejas, capelas e ermitérios de ambos os lados da fronteira, os aspetos simbólicos, técnicos e formais destas pinturas murais expõem um fenómeno transversal aos dois “reinos” ibéricos, com especial expressão na raia, revelando um mundo de partilha onde artífices itinerantes levam consigo práticas e gostos, ignorando fronteira.

Saber mais sobre o Projeto Património em Comum

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos