Orquestra de Sopros de Chaves sagra-se Campeã Mundial

A Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves, sob a direção de Luciano Pereira, conquistou o título de Campeã do Mundo ao vencer o World Music Contest (WMC) em Kerkrade, nos Países Baixos, na categoria mais elevada do concurso.

O World Music Contest (WMC), que se realiza em Kerkrade a cada quatro anos desde 1951, é um festival de música para Orquestras de Sopro, Ensembles de Percussão, Brass Bands e Marching Bands. 

Durante o festival de quatro semanas, o WMC tem uma programação eclética e multicultural, mostrando um corte transversal do que a música de sopro tem para oferecer. O World Music Contest atrai cerca de 200.000 visitantes e 15.000 músicos nacionais e estrangeiros a cada edição, tornando-o um dos maiores festivais dos Países Baixos e o concurso de música para instrumentistas de sopro mais importante do mundo.

Na sua XIX Edição, a Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves teve a oportunidade, após uma fase de pré-seleção, de se apresentar lado a lado com as mais variadas e proeminentes orquestras de sopros de prestígio internacional.

O tema do concerto foi construído em redor da Nacional 2 (N2), levando uma das mais belas estradas do mundo numa viagem musical e visual até Kerkrade. 

Nesta prova, que trouxe 105 músicos Portugueses a palco, a Orquestra de Sopros da AAC fez a estreia mundial da obra Sinfonia n.º3 de Martinez Gallego, Aquae Flaviae, composta expressamente para esta apresentação. Esta Sinfonia foi composta com inspiração em melodias populares da região de Chaves. Foi também interpretada a obra “BoDEGA” de Salvador Sebastiá, que contou com a performance em palco do ilustrador flaviense António Ribeiro. 

Na categoria mais prestigiada do concurso (Concert Division), entre sete distintas orquestras de sopros, a Orquestra de Sopros da AAC conquistou o primeiro lugar com 97,23 pontos, atingindo assim quase a pontuação máxima de 100 pontos.

Este prémio atribui à Orquestra de Sopros AAC o título de Campeã do Mundo

A Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves foi fundada em Outubro de 2008 por Luciano Pereira e Marcelo Almeida. 

Na data da sua fundação, constavam apenas 20 músicos nos seus quadros e atualmente é composta por 100 jovens músicos da região Norte, sendo uma referência no contexto das orquestras de sopros em Portugal.

A determinação e ambição dos seus fundadores de criar acesso ao ensino artístico especializado no meio envolvente foi o mote que conduziu este projeto a alcançar 11 prémios nacionais e internacionais ao longo dos seus 14 anos de vida, destacando-se o 1r PREMI, MENCIÓ D’HONOR.- 46º Certamen Internacional de Bandas Vila d’Altea – Altea/ES (2019) (sendo este também um dos maiores concursos de orquestra de sopros no panorama internacional). 

A Orquestra de Sopros da AAC realiza temporadas anuais com uma intensa atividade artística, atuando em concertos, festivais e concursos nos mais prestigiados palcos em Portugal e no estrangeiro. Já acompanhou alguns dos mais destacados solistas internacionais, como Florent Héau, Nuno Pinto e Jorge Almeida. 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos