Número de visitantes subiu 34% em 2021

Depois de, em 2020, terem registado o número de visitantes mais baixo da década, os museus e monumentos sob gestão da DRCN recuperaram no ano passado, mas estão ainda longe dos máximos históricos atingidos no período pré-pandemia.

Em 2021, o conjunto dos museus e monumentos afetos à Direção Regional de Cultura do Norte totalizou 894.663 visitantes, o que representa uma subida de 34,3%% em comparação com o ano anterior, altura em que se registou uma acentuada queda no número de visitantes.

Em 2020, registou-se o número de entradas mais baixo da última década, justificado pela situação pandémica provocada pelo COVID-19 e que, de resto, obrigou ao encerramento dos museus e monumentos durante dois meses.

A subida verificada em 2021 é reflexo do aliviar das medidas de contenção, sendo transversal a todos os equipamentos geridos pela Direção Regional de Cultura do Norte, mas ainda longe dos resultados obtidos no período pré-pandemia.

O Paço dos Duques, em Guimarães, continua a liderar a lista dos museus e monumentos mais visitados, tendo registado um total de 169.233 visitantes, sendo seguido de perto pela Sé do Porto (157.142) e Castelo de Guimarães (154.731).

No ano passado, os museus e monumentos estiveram encerrados ao público desde 15 janeiro até 5 abril.

Recorde-se que, em 2019, o conjunto dos museus e monumentos sob gestão da Direção Regional de Cultura do Norte atingiu um recorde absoluto no número de visitantes, tendo registado 2.232.154 entradas, o que representou uma subida de 22,9% em comparação com o ano anterior. De 2010 a 2019, o número de visitantes subiu 188%.

Em 2021, os sete museus geridos pela Direção Regional de Cultura do Norte registaram um total de 446.292 visitantes (Museu de Lamego, Museu dos Biscainhos e Museu D. Diogo de Sousa (Braga), Paço dos Duques e Museu de Alberto Sampaio (Guimarães), Museu da Terra de Miranda (Miranda do Douro), Museu do Abade de Baçal (Bragança) e Paço dos Duques (Guimarães).

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos