Museu dos Biscainhos recebe aulas da Academia Sénior de Braga

Apresentação da Academia Sénior de Braga decorreu no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa. As aulas iniciam em setembro, estando a decorrer o período de inscrições para reformados maiores de 55 anos.

Os Bracarenses com idade igual ou superior a 55 anos e que se encontrem na condição de reformados ou pré-reformados, podem usufruir gratuitamente de um novo projecto social e educativo de ocupação e enriquecimento dos seus tempos livres. A Academia Sénior de Braga é a nova aposta do Município de Braga para proporcionar à população sénior do Concelho um aumento da sua qualidade de vida, através da estimulação intelectual e física, com a criação de novos interesses a nível social e cultural. 

A Academia Sénior irá decorrer entre os meses de Setembro e Junho, e aposta no estímulo da formação permanente, no desenvolvimento da ocupação dos tempos livres, passando pelo crescimento do sentimento de utilidade, bem-estar e integração na comunidade, bem como no favorecimento das relações interpessoais e inter-geracionais. 

“Este projecto é um estímulo ao dinamismo e à actividade daqueles que estão numa fase da sua vida com mais tempo livre. Queremos propiciar um conjunto de actividades de diferente natureza, que sirvam como um factor de enriquecimento pessoal e cultural e que lhes permita dar um contributo à sociedade”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação deste projecto, que decorreu no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.

Na Academia Sénior de Braga serão ministradas várias disciplinas como História e Cultura de Braga, inteligência emocional, informática, inglês, literatura, cidadania, dança, actividade física, música ou artes, e conta com um conjunto de parceiros e professores, formados nas várias áreas específicas.

O projecto arranca com duas turmas de 20 participantes, sendo que interessados podem inscrever-se no Balcão Único do Edifício do Pópulo. A sede do projecto será nas antigas instalações do Banco Local de Voluntariado, na Rua Frei Caetano Brandão, local onde, juntamente com o Museu dos Biscainhos, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, irá receber as aulas teóricas. Já a componente prática irá decorrer no Estádio 1º de Maio, nas instalações dos parceiros Leroy Merlin e Braga Dança, na Quinta Pedagógica de Braga e em diversos locais da Cidade. 

“Esta academia surge da agregação de outros projectos já existentes e que foram interrompidos devido à pandemia. Com um novo dinamismo, esta nova valência visa aumentar a qualidade de vida dos Bracarenses, combater o isolamento social de forma a que todos se sintam mais felizes”, salientou Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, explicando que as inscrições são gratuitas e que os participantes apenas têm que suportar o valor do seguro pessoal.

Pode aceder à Ficha de Candidatura AQUI

As Normas de Participação estão disponíveis AQUI

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos