Museu do Douro: Exposição evoca Francisco Laranjo

No Museu do Douro, será inaugurada no dia 2 dezembro, pelas 15 horas, a exposição “Francisco Laranjo: Um lugar de um mundo novo”, de Francisco Laranjo. A mostra foi ainda organizada com o autor, recentemente falecido.

Exposição “Francisco Laranjo: Um lugar de um mundo novo” será inaugurada no Museu do Douro (Peso da Régua), no próximo dia 2 dezembro, pelas 15 horas.

Nascido em Lamego, Francisco Laranjo (recentemente falecido) formou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde foi professor catedrático e seu diretor.

O Museu do Douro irá inaugurar uma exposição do artista plástico, intitulada «Francisco Laranjo, Um lugar de um mundo novo», ainda organizada com o autor.

Sobre o Museu do Douro

O Museu do Douro, criado pela Lei 125/97, foi concebido como um museu de território, polivalente e polinuclear, vocacionado para reunir, conservar, identificar e divulgar o vastíssimo património museológico e documental disperso pela região, devendo constituir um instrumento ao serviço do desenvolvimento sociocultural da Região Demarcada do Douro. Numa perspetiva de “museologia de comunidade”, o Museu do Douro assume-se como processo cujo desenvolvimento deverá envolver a colaboração ativa com as instituições locais, regionais e internacionais.

A gestão do Museu do Douro é da responsabilidade da Fundação Museu do Douro, criada pelo Dec. Lei 70/2006, instituindo-a como pessoa coletiva de direito privado e utilidade pública. A Fundação Museu do Douro tem como fim a instalação, manutenção e a gestão do Museu do Douro.

No cumprimento da sua missão o Museu do Douro preserva, estuda, expõe e interpreta objetos materiais e imateriais representativos da identidade, da cultura, da história e do desenvolvimento do Douro, independentemente da época histórica, de vários tipos e fabricos, com especial incidência nos elementos associados à vitivinicultura, atividade central no Douro.

O Museu do Douro assume o papel que lhe cabe na formação de valores culturais, em articulação ativa com os demais agentes e instituições, promovendo não só uma função educacional de divulgação e contextualização da cultura e história da região mas, sobretudo, proporcionando experiências capazes de motivar a participação e o envolvimento ativo da comunidade.

Como determinado pela lei da sua criação, o edifício sede do Museu do Douro situa-se na cidade de Peso da Régua, resultado da obra de reabilitação do emblemático edifício da antiga “Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro”, inaugurado a 20 de dezembro de 2008.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos