Museu do Abade de Baçal inaugura exposição das reservas

O Museu do Abade de Baçal, em Bragança, inaugura no próximo dia 4 fevereiro, pelas 16h30, a exposição «Restaurar o Património - Preservar a Memória». Uma mostra que reúne algumas obras importantes das suas reservas.

O Museu do Abade de Baçal, em Bragança, guarda nas suas reservas um conjunto extraordinário de obras menos conhecidas ou pouco consideradas das suas coleções e que correm o risco de se perder. Exemplo disso é a obra Circuncisão, uma importante pintura a óleo sobre madeira do século XVI (que julgamos próxima da oficina de Grão Vasco), a que se associa uma criteriosa seleção de outros objetos das mais diversas tipologias.

É propósito da exposição «Restaurar o Património – Preservar a Memória» sublinhar não apenas a incontestada importância histórica, artística e estética destes objetos, apresentados aqui com as suas múltiplas lacunas e vulnerabilidades, mas, sobretudo, alertar para a urgência da sua recuperação e valorização, assim como do seu estudo / investigação e divulgação.

Ancorada a um modelo de gestão participada de salvaguarda do património, o Museu do Abade de Baçal inicia, assim, e à semelhança de outros museus, uma campanha de sensibilização e angariação de fundos, que privilegia o diálogo e a interação com a comunidade, bem como a necessidade do envolvimento e contributo de todos (particulares e empresas) para que sejam possíveis as intervenções de conservação e restauro.

Todas as atividades inerentes a esta campanha, que desejamos participada, poderão ser posteriormente acompanhadas através do website do museu.

Produção: Museu do Abade de Baçal / Direção Regional de Cultura do Norte
Curadoria: Georgina Pessoa e Jorge da Costa
Coordenação: Amândio Felício
Design Gráfico e Comunicação: Margarida Gil Pires
Secretariado: Ana Brilhante
Montagem: Amável Antão, Carolina Cordeiro, Margarida Leal e Sílvia Ferreira
Serviço Educativo: Ana Pereira

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos