Museu de Lamego promove visita dialogada

No âmbito da exposição “Sístole | Diástole”, o Museu de Lamego promove no dia 03 julho, pelas 16h00, uma visita dialogada por Filipe Carneiro, médico cirurgião cardiotorácico do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho e autor das fotografias.

No âmbito da exposição “Sístole | Diástole”, o Museu de Lamego promove no próximo dia 03 de julho, pelas 16h00, uma visita dialogada por Filipe Carneiro, médico cirurgião cardiotorácico do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e autor das fotografias, e com a participação especial de Sónia Exposto e Alexandre Hoffmann Castela, do Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro.

Patente ao público até dia 4 de julho de 2021, a exposição de Filipe Carneiro tem como objeto o hospital onde trabalha como cirurgião cardiotorácico.

“O hospital é para cada um de nós um lugar de temor(es) e (in)quietudes porque por natureza o doente está despojado de tudo quanto é para além do corpo vulnerável. Tememos o lugar onde a linha da vida e da morte se desenha de forma mais radical, o lugar onde se tecem contingências e incertezas. Filipe Carneiro não tem a pretensão de documentar a vida do seu hospital ou do seu serviço. As suas fotografias inscrevem, registam os quotidianos daqueles que lidam com a falha, a falência, a rutura, a incompletude, a dor, a doença. E a imagem que o fotógrafo nos devolve é a de um corpo dentro de um corpo maior que é a cidade e como corpo, e como sistema, é feito de componentes que interagem entre si, que se implicam, se complementam, se integram” (Manuela Matos Monteiro).

FILIPE CARNEIRO é minhoto, médico cirurgião cardiotorácico no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e fotógrafo amador. Fotografa o mundo e as pessoas desde há muito, procurando através de cursos de fotografia aperfeiçoar a sua técnica de captura da realidade. Tem participado em exposições coletivas e realizado exposições individuais. Tem trabalhos selecionados na Galeria FineArt-Portugal, no banco de imagens Fotolia, na rede social Eyeem e no “space.com”. Várias imagens da sua autoria integram revistas e livros. É membro do grupo Novos Primitivos – Fotografia Química e do Photobook Club do Porto. É fundador da revista PELIKULA (www.issuu.com/ pelikularevista), uma publicação anual sem fins lucrativos.

SÓNIA MARIA REIS CONCEIÇÃO MARTINS EXPOSTO nasceu em Matosinhos em 1972. Licenciou-se em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar em 1996. Concluiu o Internato Complementar de Cirurgia Geral no Hospital de Faro em 2005, tendo tomado posse como Assistente Hospitalar no Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro em 2007 e nomeada Adjunta da Direção Clínica desde 2010. Acumula funções no Instituto Nacional de Emergência Médica até à atualidade. Assistente Hospitalar Graduada desde 2016.

ALEXANDRE HOFFMANN CASTELA licenciou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 1981. Ao longo da sua vida tem desenvolvido uma intensa participação cívica.

Iniciou a sua carreira profissional em janeiro de 1982 no Hospital Distrital da Figueira da Foz onde esteve até 1985 como policlínico.

Entrou para o Internato Complementar de Cirurgia Geral em outubro de 1985 no então Hospital Distrital de Lamego, hoje parte integrante do Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro.

Terminou a especialidade em outubro de 1991. Obteve o grau de consultor da carreira hospitalar de cirurgia geral em 1998 e em 2003 chega a assistente graduado sénior.

Desempenhou funções de orientador de internato, diretor de serviço e diretor clínico, entre outros. Atualmente é diretor adjunto do serviço de cirurgia do Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro e é responsável pela formação cirúrgica em Lamego.

Desempenhou a sua atividade sempre no Serviço Nacional de Saúde do qual se orgulha de fazer parte.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória.

Devido ao atual contexto de pandemia, a visita realiza-se com um limite máximo de 25 participantes.

Formulário de inscrição: https://bit.ly/SistoleDiastole_Visita_FormularioInscricao

Para mais informações:

Museu de Lamego: tel: +351 254600230 | email: mlamego@culturanorte.gov.pt

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos