Museu D. Diogo de Sousa inaugura Coleção Bühler-Brockhaus

Ao todo são 300 as obras de Arte Clássica que vêm agora a público, fruto da doação e do afeto do casal alemão Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus. A inauguração está agendada para as 18h30 do próximo dia 21 de outubro e conta com a presença da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.

A “Coleção Bühler-Brockhaus” foi doada, em 2018, pelo casal alemão, residente em Portugal, que foi ainda mecenas, com a doação de cerca de meio milhão de euros, da própria montagem deste novo espaço expositivo, e das obras de requalificação do imóvel do museu, nomeadamente no que concerne à pintura e limpeza de todo o exterior, melhoria da acessibilidade, segurança e iluminação.

A nova Coleção, originária do berço da Antiguidade Clássica, vem aumentar e complementar a atual exposição permanente do museu, em grande parte, proveniente de Bracara Augusta e do território envolvente.

Da coleção faz parte um vasto leque de objetos de diversas proveniências e cronologias, na sua maioria dos mundos egípcio, grego, etrusco e romano. Entre as obras expostas encontram-se esculturas em mármore, mosaicos romanos, vasos cerâmicos gregos e etruscos, unguentários romanos em vidro, utensílios do quotidiano e adornos em bronze e metais nobres, destacando-se ainda uma escultura da cabeça do imperador Trajano e um busto do Imperador Augusto, em mármore.

Para além do conjunto de peças que compõem a materialidade tangível, esta Coleção reveste-se de um cunho pessoal, refletido no interesse partilhado por este casal pela Cultura Clássica, e de memórias e experiências de toda uma vida em comum.

A inauguração contará com a participação do Presidente da Fundação Bracara Augusta, Miguel Bandeira, da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro; da Diretora do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, Isabel Silva; e do casal de Doadores alemães, Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus.

Já a abertura da exposição ao público está agendada para sexta-feira, 22 de outubro.

Recorde-se que o já centenário Museu D. Diogo de Sousa é uma referência na investigação arqueológica da Península Ibérica e que, anualmente, recebe cerca de 73 mil visitantes, nacionais e europeus.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos