Museu Abade de Baçal leva Almada Negreiros à Galiza

O Museo Etnoloxico Ribadavia, na Galiza, recebe a partir do dia 11 de novembro e até 6 de março do próximo ano a exposição "Fábulas”, de Almada Negreiros. A iniciativa, inserida no projeto Nortear, é uma oportunidade de dar a conhecer além-fronteiras o património do Museu do Abade de Baçal, Bragança, além de divulgar um dos expoentes máximos da cultura portuguesa do século XX, Almada Negreiros.

O conjunto dos 49 originais a tinta da china foram realizados em 1936 por Almada Negreiros para ilustrar a obra do escritor Joaquim Manso, “Fábulas”. A estes juntam-se mais cinco, que ilustraram outro livro, “O Pórtico e a Nave”, do mesmo escritor.

Todos fazem parte da coleção do Museu do Abade de Baçal e compõem a exposição “Fábulas”, num conjunto de desenhos que atesta um período criativo em que Almada Negreiros se interessa predominantemente pelas artes gráficas e visuais e que antecede algumas das suas grandes produções.

A iniciativa insere-se no projeto Nortear, de intercâmbio cultural entre o Norte de Portugal e a Galiza, desenvolvida em parceria pela Direção Regional de Cultura do Norte, Xunta de Galicia e Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza – Norte de Portugal.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on skype
Skype
Notícias Recentes
Siga-nos