Museu Abade de Baçal leva Almada Negreiros à Galiza

O Museo Etnoloxico Ribadavia, na Galiza, recebe a partir do dia 11 de novembro e até 6 de março do próximo ano a exposição "Fábulas”, de Almada Negreiros. A iniciativa, inserida no projeto Nortear, é uma oportunidade de dar a conhecer além-fronteiras o património do Museu do Abade de Baçal, Bragança, além de divulgar um dos expoentes máximos da cultura portuguesa do século XX, Almada Negreiros.

O conjunto dos 49 originais a tinta da china foram realizados em 1936 por Almada Negreiros para ilustrar a obra do escritor Joaquim Manso, “Fábulas”. A estes juntam-se mais cinco, que ilustraram outro livro, “O Pórtico e a Nave”, do mesmo escritor.

Todos fazem parte da coleção do Museu do Abade de Baçal e compõem a exposição “Fábulas”, num conjunto de desenhos que atesta um período criativo em que Almada Negreiros se interessa predominantemente pelas artes gráficas e visuais e que antecede algumas das suas grandes produções.

A iniciativa insere-se no projeto Nortear, de intercâmbio cultural entre o Norte de Portugal e a Galiza, desenvolvida em parceria pela Direção Regional de Cultura do Norte, Xunta de Galicia e Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza – Norte de Portugal.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos