Monte Latito distinguido com Green Flag Award

Acolhe três monumentos nacionais e assume-se como um percurso repleto de História e biodiversidade. O Monte Latito circunda o Castelo de Guimarães, Paço dos Duques de Bragança e Igreja de São Miguel e acaba de ser reconhecido com o Green Flag Award.

O galardão, que reconhece e recompensa parques e espaços verdes pela sua gestão, resulta de um trabalho conjunto do Paço dos Duques de Bragança, Município de Guimarães e Laboratório da Paisagem. O resultado é a criação de um percurso interpretativo que permite ao visitante conhecer melhor a flora existente no espaço (que integra duas árvores classificadas como de interesse público), repleto de História, mas também de biodiversidade. 

O Green Flag Award teve origem em Inglaterra em 1996, tendo já atribuído o galardão a mais de 2000 parques públicos, jardins e espaços verdes, em 16 países de todo o mundo.

O Jardim do Monte Latito integra a lista anunciada, com 29 vencedores de oito países, nomeadamente da Bélgica, França, Alemanha, Países Baixos, Espanha, Suécia e Turquia.

O Prémio Bandeira Verde, na 25ª edição, é gerido internacionalmente pela Keep Britain Tidy, instituição ambiental sem fins lucrativos, esiada no Reino Unido.

Sobre o Monte Latito

A primeira referência a Monte Latito (Montis Latito), ou seja, Monte Largo, data de 951 e surge na doação da vila de Melres ao Mosteiro de Guimarães. Anos mais tarde, em janeiro de 959, volta a ser mencionado no testamento de Mumadona Dias (Alpe Latito), e de novo em 961 (Monte Latito) e 968 (Alpe Latito).

Monte Latito é, pois, um topónimo usado na Idade Média para designar uma área cujos limites não conhecemos, mas na qual se incluía o Castelo de Guimarães.

Hoje o termo Monte Latito é utilizado para denominar o espaço ajardinado que circunda o Castelo, a Igreja de S. Miguel e o Paço dos Duques de Bragança. Com cerca de 39 000 m2 serve como espaço de lazer e de circulação pedonal entre os três monumentos nacionais.

Adaptado à colina, sem grandes movimentos de terras, o parque apresenta amplos relvados e frondosas árvores que embelezam o espaço. A área é caraterizada por um conjunto arbóreo bastante denso e diversificado onde se destacam os plátanos, castanheiros, castanheiros da Índia e ciprestes.

Recentemente reabilitado, este parque conhece hoje renovadas condições de usufruto do seu espaço e uma maior valorização dos seus elementos edificados de maior reconhecimento e interesse.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos