Marta Pais de Oliveira vence Prémio Literário Nortear

A vencedora da 8ª Edição do Prémio Literário Nortear para Jovens Escritores é a escritora portuguesa Marta Pais de Oliveira (natural de Vila Nova de Gaia), com o conto em prosa “Medula”. O Prémio será entregue na próxima edição da Culturgal.

Marta Pais de Oliveira é a vencedora da 8ª Edição do Prémio Literário Nortear para Jovens Escritores, com o conto em prosa “Medula”.

Marta Pais de Oliveira, 32 anos, é natural de Vila Nova de Gaia e recebeu a notícia com “enorme felicidade, pela relevância do prémio, pelo incentivo que pressupõe e oportunidade de promoção na nossa Eurorregião e pela publicação do conto em galego e em português”, explica a escritora, que antes já havia vencido o Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís 2020 com a sua novela “Escavadoras”.

“Medula” é uma distopia, ao estilo de George Orwell, que aborda a história de duas pessoas que estão às portas do ministério da solidão e precisam de decidir o que fazer depois”, avança a autora.

40 jovens escritores, entre os 16 e os 36 anos, da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal apresentaram obras à 8ª Edição do Prémio Literário Nortear. É uma iniciativa do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, da Consellería de Cultura, Educación, Formación Profesional e Universidades da Xunta de Galicia e da Direção Regional de Cultura do Norte.

O júri da 8ª edição do Prémio Nortear foi presidido por Gonzalo Constela, escritor e diretor da Escola Oficial de Linguas de Santiago e constituído pelos escritores galegos Eva Mejuto e Ramón Nicolás, e por Carlos Lopes, editor e responsável da editorial Edita-me, e Ana Araújo, da Direção Regional da Cultura do Norte.

Todos destacam “a mestria da autora na construção da narrativa em todas as suas categorias”. Para o júri, Medula possui um bom ritmo e uma linguagem e estilo notável, que coincidem com o estado de desassossego permanente, que acompanham toda a estrutura interna da narrativa”. Mais sublinharam que, em geral, se verificou um crescendo de qualidade das narrativas apresentadas a concurso, designadamente em termos de domínio da arquitetura do género narrativo, estilístico e mesmo linguístico.

O Prémio será entregue na próxima edição da Culturgal, feira de indústrias culturais da Galiza, que se realizará, em Pontevedra no final deste ano.

O prémio literário Nortear tem uma dotação financeira de três mil euros e contempla a publicação da obra vencedora em galego e português. Distingue anualmente obras originais, para estimular o lançamento de novos escritores, incentivar a criatividade literária entre os jovens residentes na Eurorregião Galicia – Norte de Portugal e promover a sua distribuição além-fronteiras.

Marta Pais de Oliveira junta-se, assim, aos sete vencedores das anteriores edições: Lara Dopazo, Rui Cerqueira Coelho, Cecília Santomé, Sara Brandão, Sabela Varela, Célia Fraga e Pedro Rodríguez Villar.

O projeto Nortear é um pólo cultural de referência na Europa no âmbito da Cooperação transfronteiriça. É cofinanciado pelo Programa Interreg V A España – Portugal (POCTEP) – Projeto 0457_EGNP_AECT_1_E.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos