Laura Castro visitou obras na Igreja Matriz de Vila do Conde

A Diretora Regional da Cultura do Norte, Laura Castro, deslocou-se a Vila do Conde para visitar a obra a decorrer na Igreja Matriz e verificar o atual estado de conservação da Igreja de Santa Clara e da Capela de Santa Catarina.

A convite do Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, a Diretora Regional da Cultura do Norte, Laura Castro, deslocou-se a Vila do Conde para visitar a obra a decorrer na Igreja Matriz e verificar o atual estado de conservação da Igreja de Santa Clara e da Capela de Santa Catarina.

Acompanhados pelo Prior da Paróquia de São João Baptista, Padre Paulo César Dias, a Diretora Regional da Cultura do Norte tomou conhecimento do ponto de situação das obras na Igreja Matriz de Vila do Conde. O projeto de intervenção divide-se em duas áreas fundamentais: a torre sineira e a cobertura da igreja.

Visita à Igreja Vila do Conde
(Créditos Fotográficos: Município de Vila do Conde)

A intervenção na torre sineira tem como objetivo a recuperação de todas as suas estruturas, a construção de novas, melhorar a acessibilidade e favorecer a funcionalidade dos seus sinos e da visita ao seu interior.

A intervenção na cobertura da igreja tem como objetivo resolver os problemas de estanquidade à água detetados, com solução de elevada durabilidade, reduzida manutenção e de reduzido impacto no património edificado.

A Operação Igreja Matriz de Vila do Conde resulta de uma candidatura apresentada pela Direção Regional de Cultura do Norte ao Aviso Património Cultural-Infraestrutural do Programa Operacional Norte 2020.

Relativamente à Igreja de Santa Clara, estão a ser desenvolvidos esforços com vista à realização de profundos trabalhos de conservação e restauro. Nos próximos anos, a prioridade irá incidir no tratamento do património artístico ali existente, com vista ao estudo de uma possível musealização, com a colaboração da Câmara Municipal de Vila do Conde.

Por sua vez, recentemente, a Capela de Santa Catarina foi alvo de uma intervenção, efetuada pela Câmara Municipal, ao nível de pintura, soalho e instalação elétrica, sendo também necessária a execução de trabalhos de conservação e restauro do retábulo em talha dourada, datado de 1743.

banner norte 2020
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos