Lançado concurso para remodelação do Museu da Terra de Miranda

Acaba de ser lançado o concurso para a remodelação do Museu da Terra de Miranda, sob gestão da Direção Regional de Cultura do Norte. O investimento, de cerca de os 800 mil euros, visa transformar o espaço numa “referência nacional no campo da etnografia”, como assinala a Diretora do Museu da Terra de Miranda, Celina Pinto.

Uma nova museografia, mais contemporânea, interativa e atrativa, sedimentada numa também nova narrativa museológica, nascerá no Museu da Terra de Miranda, que após a intervenção abrirá ao público com mais espaço, ao integrar no conjunto do museu mais dois imóveis adjacentes às atuais instalações.

Com um investimento total de cerca de 800 mil euros, o Museu da Terra de Miranda prepara-se para encarar os desafios do futuro, num momento especial para a instituição, que em 2022 celebra os 40 anos da sua criação.

“Urgia atualizar este museu, atualizar o espaço e a narrativa dos discursos no sentido de acompanhar a atual evolução da museologia”, sublinha Celina Pinto, que acredita que a intervenção no Museu da Terra de Miranda poderá contribuir para o reforço da coesão territorial, desenvolvimento da região e incremento do turismo, a partir de um espaço detentor de um “potencial antropológico/etnográfico incondicionalmente único no contexto nacional”.

A intervenção, que marca uma nova etapa na história do Museu da Terra de Miranda, contempla obras de ampliação, remodelação e atualização de espaços técnicos administrativos e a criação de uma nova narrativa museológica, colocando o museu em linha com as atuais exigências museológicas, num espaço cultural que é já de referência na região onde se insere.

Fortemente enraizado no tecido urbano de Miranda do Douro, o museu continuará a reforçar, em termos de discurso, a importância da dimensão geográfica, do sentido de territorialidade que está subjacente à leitura do próprio território, da sua paisagem e da sua história, da sua língua, dos seus modos de viver e da sua cultura.

A remodelação do Museu da Terra de Miranda é realizada ao abrigo do Programa Operacional Norte 2020.

Remodelação Interior e Ampliação do Imóvel

A intervenção terá por objeto a remodelação e valorização das áreas de acolhimento e apoio a visitantes e a ampliação para áreas de apoio (serviços) e áreas de musealização (circuito expositivo) com integração no conjunto do museu de dois imóveis adjacentes às atuais instalações: um a Sul, designado corpo anterior, e outro a Norte, designado corpo anterior. Tendo em conta a área das instalações atuais – com 448 m2 – e a área do imóvel adjacente – com 100 m2 -, o espaço dedicado ao acolhimento e apoio a visitantes – corpo sul das instalações atuais, e o corpo único do imóvel adjacente (a remodelar e valorizar) – corresponde a cerca de 45% das áreas atualmente disponíveis do Museu.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos