Jornadas Históricas na Feira Afonsina 2021

A realização das II Jornadas Históricas, a decorrer no Paço dos Duques, a 19 de junho, e a Exposição Retrospetiva das edições 2011 a 2019 da Feira Afonsina, no Monte Latito, marcam o programa da Afonsina 2021.

Está definido o programa da Afonsina 2021, ainda com a ausência do programa nos moldes habituais dado a situação de pandemia, mas com a realização das II Jornadas Históricas no dia 19 de junho no Paço dos Duques de Bragança e Casa de Sarmento e a Exposição Retrospetiva das edições 2011 a 2019 da Feira Afonsina, no Monte Latito, de 24 a 27 de junho.

As Jornadas Históricas assumem-se como um evento científico com o propósito de dar visibilidade às investigações que se vêm produzindo sobre a época medieval. Esta edição incidirá sobre “o Papel da Mulher na Idade Média”, na qual serão apresentados trabalhos científicos e académicos, de cariz nacional e internacional. As Jornadas contam com palestrantes e investigadores dos vários departamentos académicos das Universidades do Minho, Porto, Lisboa e Santiago de Compostela e com jornalistas e escritores de relevo.

Para a concretização das Jornadas, além do Município de Guimarães, integram a Comissão Organizadora Isabel Fernandes, Diretora do Museu de Alberto Sampaio, Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães, Paulo Vieira de Castro e Antero Ferreira, da Sociedade Martins Sarmento, Rui Vítor Costa, da Muralha e António Amaro das Neves, historiador.

Numa perspetiva de evocação da memória de todos os visitantes, terá lugar a realização de uma Exposição Retrospetiva das edições 2011 a 2019 da Feira Afonsina, evento que se pautou por ser um evento de cariz medieval, estruturado numa sólida memória histórico-cultural e patrimonial, com o objetivo de valorizar a Fundação da Nacionalidade e evocar o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Desde 2011 que se afirmou no calendário cultural dos vimaranenses e de muitos turistas que visitam Guimarães, no sentido de apreciarem as atividades e participarem ativamente em algumas áreas temáticas.

A exposição pensada para o espaço público abordará as temáticas que envolveram o evento ao longo dos anos, nas suas diversas vertentes e contará um pouco da história da História Afonsina.

Consulte o Programa aqui.

Fonte: Município de Guimarães

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on skype
Skype
Notícias Recentes
De 26 de agosto a 11 de setembro, a Direção Regional de Cultura do Norte estará presente na Feira do Livro do Porto, a decorrer, como habitualmente, nos Jardins do Palácio de Cristal. Este ano, será homenageada a escritora Ana Luísa Amaral.
Siga-nos