Jornadas Europeias do Património 2021

A Direção Regional de Cultura do Norte associa-se às celebrações das Jornadas Europeias do Património e entre os dias 24 e 26 de setembro o acesso é livre a todas as atividades que decorrem nos museus e monumentos. Venha celebrar connosco!

Subordinadas em 2021 ao tema “Património Inclusivo e Diversificado”, as Jornadas Europeias do Património (JEP 2021) são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia e convidam à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, sempre de olhos postos na sensibilização dos povos europeus para a importância permanente da salvaguarda do Património.

Assumem-se, neste contexto, como uma celebração da solidariedade internacional, do diálogo e da diversidade culturais, constituindo momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado e reforçando os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum, cuja riqueza reside na sua diversidade.

Anualmente são organizados mais de 70 mil eventos um pouco por toda a Europa, onde, através da criação de experiências que promovem a inclusão e fomentam a criatividade e a inovação se sensibiliza para o património comum e para a necessidade da sua contínua proteção.

Atendendo à importância da divulgação e pedagogia do Património foi determinada a gratuitidade de entrada nos dias 24, 25 e 26 de setembro em todos os monumentos e museus sob tutela da Direção Regional de Cultura do Norte aos participantes nas atividades previstas no Programa de Comemoração das JEP 2020.

Consulte aqui o programa nacional de iniciativas agendadas.

No dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, a gratuitidade é alargada a todo o público, com o objetivo de consciencializar para o valor social, cultural, político e económico do turismo, num ano particularmente penalizado no contexto da pandemia Covid-19. A gratuitidade aplica-se nos museus e monumentos, cujo habitual horário de funcionamento integra a segunda-feira.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos