Já são conhecidos os vencedores do Prémio João de Almada

Já se encontram apurados os vencedores da 19.ª edição do Prémio João de Almada o qual visa incentivar e promover a recuperação do património arquitetónico da cidade, galardoando a cada dois anos os melhores exemplos de boas práticas nesta área.

A recuperação da Casa São Roque, da autoria de João Mendes Ribeiro, foi unanimemente considerada pelo júri da 19.ª edição do Prémio João de Almada como a melhor intervenção na categoria “Edifícios Não Residenciais”.

A antiga Casa da Quinta da Lameira, que pertenceu à família Ramos Pinto, é considerada um dos mais notáveis edifícios da zona oriental da cidade do Porto. Encontrava-se num processo de degradação há várias décadas, com perda de valores de carácter patrimonial. Esta intervenção, que reformou a casa e a transformou em Centro de Arte, devolvendo-a à fruição pública, devolveu-lhe também muito do esplendor de outrora.

O júri reconheceu na obra “um particular cuidado na recuperação de todos os valores patrimoniais e na interpretação das tipologias originais, cumprindo exemplarmente os critérios de apreciação arquitetónica previstos no programa de concurso”. Foi também valorizado “o esforço na recuperação de toda a envolvente ajardinada da casa”, reavivando a relação entre o interior e o exterior.

Já na categoria “Edifícios Residenciais”, arrecadou o prémio a reabilitação de um edifício da Rua da Restauração. O projeto assinado pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura destacou-se dos demais concorrentes, tendo o júri considerado exemplar esta recuperação.

O edifício na Rua da Restauração, 429, é representativo da casa burguesa da Porto do século XIX e início do século XX, enquadrado numa tipologia fundamental na compreensão da identidade urbana e arquitetónica da cidade. Os jurados destacaram “o cuidado e rigor desta intervenção”, que considerou cumprir “com mérito os parâmetros de avaliação estabelecidos no programa de concurso, designadamente pela sensibilidade e coerência com que são interpretados e recuperados os valores patrimoniais em presença”.

A 19.ª edição do Prémio João de Almada decorreu em pleno contexto pandémico, o que terá ditado a suspensão ou atraso de várias obras de recuperação a decorrer na cidade. Ainda assim, foram admitidas a concurso 14 candidaturas. Após uma seleção prévia dos trabalhos apresentados e visita às respetivas obras, o júri escolheu os vencedores do galardão, uma decisão entretanto aprovada pelo Executivo municipal.

O prémio tem um valor pecuniário de 10 mil euros em cada categoria (“Edifícios Residenciais” e “Edifícios Não Residenciais”), correspondendo 7 mil euros ao arquiteto responsável pelo projeto vencedor e 3 mil euros ao proprietário da obra.

O júri desta edição foi presidido pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e constituído também pelos arquitetos Rodrigo Coelho, em representação da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto; Amândio Dias, representante da Direção Regional de Cultura do Norte; Gabriel Andrade, em representação da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional Norte; Miguel Pinto, em representação da Direção Municipal de Urbanismo; Luís Aguiar Branco, representante do Departamento Municipal de Gestão Cultural; e Tiago Figueiredo (Figueiredo + Pena Arquitetos) e Nuno Graça Moura, vencedores da edição anterior do Prémio João de Almada, nas categorias Residencial e Não Residencial, respetivamente, e ainda pelo engenheiro Bento Machado Aires, representando a Ordem dos Engenheiros – Região Norte.

A próxima edição do Prémio João de Almada realizar-se-á em 2023, podendo apresentar-se a concurso as reabilitações concluídas até maio desse ano.

Fonte: Câmara Municipal do Porto

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos