Investimento superior a 1 Milhão de Euros no Museu de Miranda

Arrancou a empreitada de remodelação e ampliação do Museu da Terra de Miranda, em Miranda do Douro. A obra tem um prazo de execução de 14 meses e representa um investimento de cerca 1,1 Milhão de Euros.

Arrancou a empreitada de remodelação e ampliação do Museu da Terra de Miranda (MTM), em Miranda do Douro. A obra será executada pela empresa Vivadouro Construções, Lda, vencedora do concurso público, tendo um prazo de execução de 14 meses.

A intervenção representa um investimento de cerca 1,1 Milhão de Euros, cofinanciados pelo Programa Operacional Norte 2020, e resulta de uma candidatura apresentada, pela Direção Regional de Cultura do Norte, ao Aviso Património Cultural-Infraestrutural do PO Norte 2020, para remodelação do referido Museu.

O MTM encontra-se temporariamente instalado, desde Agosto, no antigo Paço Episcopal de Miranda do Douro. A mudança de instalações justifica-se com a intervenção de remodelação do atual edifício, bem como dos edifícios adjacentes, adquiridos para suportar a ampliação do Museu.

Após a celebração do seu 40º Aniversário em maio deste ano, o Museu da Terra de Miranda prepara-se agora para encarar os desafios do futuro com estímulo redobrado. De acordo com Celina Pinto, Diretora do Museu da Terra de Miranda, esta intervenção e ampliação, vem marcar uma nova etapa da história do Museu, considerando o desafio de mudança que agora se coloca.

Em primeiro lugar, vem proporcionar “condições dignas ao funcionamento desta instituição, que se quer capaz de cumprir a sua missão museológica de conservação, salvaguarda, interpretação e comunicação do património cultural, assim como, o reforço de constituição de equipas, de parecerias e redes de trabalho, objetivando o desenvolvimento de um trabalho estrutural”.

Em segundo lugar, vem possibilitar a “criação de novos conteúdos museográficos, permitindo a aproximação a uma nova museologia, mais contemporânea, mais sensitiva e mais interativa, sentida e partilhada num espaço de referência que ultrapassa a dimensão local”, considerando que este museu é detentor de um “potencial antropológico/etnográfico incondicionalmente único no contexto nacional”. “Acreditamos que esta intervenção poderá contribuir para o reforço da coesão territorial e para o incremento do turismo e do desenvolvimento da região”, sublinha Celina Pinto.

Em termos de discurso, pretende-se reforçar a importância da dimensão geográfica, do sentido de territorialidade que está subjacente à leitura do próprio território, da sua paisagem e da sua história, da sua língua, dos seus modos de viver e da sua cultura.

O Museu da Terra de Miranda é um museu etnográfico localizado na cidade de Miranda do Douro. Situado no centro histórico, encontra-se instalado na antiga “Domus Municipalis” da cidade, edifício setecentista datado do séc. XVII. Fundado por António Maria Mourinho, a sua abertura ao público ocorreu a 18 maio de 1982.

banner norte 2020
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos