Intervenção na Igreja do Mosteiro de Tibães

Está em curso a empreitada de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães. A intervenção deverá estar concluída no início do próximo ano.

Está em curso a empreitada de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães. A intervenção foi adjudicada à empresa Signinum – Gestão de Património Cultural, Lda, pelo valor de 249 Mil Euros e deverá estar concluída no início do próximo ano.

A obra na cobertura da Igreja prevê uma forte melhoria no seu desempenho técnico, aumentando significativamente a sua capacidade para uma mais eficaz condução e escoamento das águas pluviais. Esta situação vai permitir assegurar a preservação do espólio existente no interior da igreja, garantindo-lhe as condições ambientais mais adequadas.

A operação visa, além da intervenção física na estrutura construtiva da Igreja, a proteção do espólio artístico existente no seu interior, património único de valor incomensurável, já intervencionado e atualmente em risco de perda, por condições ambientais inadequadas à sua preservação.

Esta ação pretende a recuperação das coberturas da igreja com revestimento cerâmico e compreende a revisão de toda a armação dos telhados existente em madeira, a sua limpeza geral e proteção, substituição de peças em mau estado de conservação, revestimento de toda a área coberta com forro ventilado de madeira de pinho tratado e substituição de toda a telha existente por telhas novas de canudo, que assentarão em ripado e contra-ripado, sobre membrana impermeável e respirável.

O Mosteiro de Tibães está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1944 e aguarda a reclassificação como Monumento Nacional. Desde 1986, data da respetiva aquisição pelo Estado Português, que o imóvel foi sendo recuperado e reabilitado, dado o profundo estado de degradação em que se encontrava.

Os trabalhos da empreitada em curso constituem uma ação inscrita na operação NORTE-04-2114-FEDER-000650 – Mosteiro de Tibães, sendo cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020.

banner norte 2020
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos